Cultura

Música, lançamento de livro e homenagens na celebração do Dia de Albufeira

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

O programa das Comemorações do Dia do Município de Albufeira arrancou no dia 19 de agosto, com o concerto de Ana Moura, nas instalações da antiga Fábrica da Faceal, em Paderne. Na véspera do feriado municipal, a fadista veio a Albufeira apresentar o seu sétimo álbum intitulado “Andorinhas”, num espetáculo bastante aplaudido, que lotou o recinto, com capacidade para 600 pessoas.

No dia 20 de agosto, o dia começou com o tradicional Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, com a presença dos membros do Executivo, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e representantes das entidades militares, civis e religiosas. Como habitualmente, a cerimónia contou com o Toque do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne e Guarda de Honra pelos Bombeiros Municipais de Albufeira e Fanfarra.

A Sessão Solene de Atribuição de Medalhas de Bons Serviços aos funcionários municipais com mais de 15, 25 e 35 anos de serviço, nos graus ouro, prata e bronze, respetivamente, foi um dos pontos altos do programa. O executivo reconheceu publicamente 26 trabalhadores da autarquia pela dedicação, zelo e competência com que têm vindo a desempenhar as suas funções laborais em prol do município.

Seguiu-se o lançamento do Livro “Albufeira – Formação do turismo e futuro no após-Pandemia”, de Sérgio Palma Brito, que apresentou no Salão Nobre dos Paços do Concelho memórias e documentos importantes ligados ao desenvolvimento do concelho e da região, que retratam como era Albufeira antes da abertura do aeroporto de Faro e no período do 25 de Abril às transformações dos anos 90. O autor abordou ainda questões relacionadas com a urbanização turística na faixa litoral dos anos 60 à atualidade, com a transformação estrutural do mercado do turismo e apresentou uma perspetiva sobre o futuro de Albufeira no período pós-pandemia.

Na noite do dia 20, o espetáculo pirotécnico comemorativo do Dia do Município teve oito pontos de lançamento, que cobriram todo o concelho e permitiu assistir ao evento em condições de segurança e com toda a tranquilidade. Tratou-se de um espetáculo imersivo e inédito, que passou uma mensagem de esperança e de afirmação de Albufeira enquanto “Destino de Emoções”. A banda sonora original do espetáculo foi transmitida em direto pela rádio Kiss FM.

As comemorações estenderam-se ao dia seguinte, 21 de agosto, com a 15ª Prova de Mar de Albufeira, iniciativa integrada no âmbito do XIV Circuito Nacional de Águas Abertas da Federação Portuguesa de Natação. Cerca de 210 atletas competiram nas águas da Praia dos Pescadores, numa prova organizada pelo Futebol Clube de Ferreiras com o apoio do Município de Albufeira, Federação Portuguesa de Natação, Associação de Natação do Algarve e Junta de Freguesia de Ferreiras.

LEIA TAMBÉM:

PJ detém suspeitos de homicídio de idoso

Quinze ofertas de emprego para a Câmara de Portimão

Na estrada com os Xutos & Pontapés

(Visited 24 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE