Covid-19: As novas medidas para conter a pandemia

O Conselho de Ministros reuniu hoje e determinou a implementação de novas medidas para tentar conter a pandemia da Covid-19.

No final, o primeiro-ministro, António Costa, assumiu que, comparando o número de casos, internados e mortes, a situação do país é bem menos grave do que era há um ano atrás. Contudo, tendo em conta que estamos a entrar numa fase de maior risco devido à proximidade do inverno e à época de convívios familiares, é necessário tomar medidas adicionais às que estão em vigor, o que implica o regresso à Situação de Calamidade a partir de 1 de dezembro.

Os dados que o Governo tem indicam que a vacinação tem surtido efeito, pelo que essa vai voltar a ser uma aposta essencial, sendo reforçados os meios para o efeito.

Para além disso, o executivo avança com duas recomendações aos portugueses: que façam o teste com regularidade e que optem, sempre que possível, pelo teletrabalho.

A máscara volta a ser obrigatória em espaços fechados e em todos os recintos. Quanto ao certificado digital passa a ser obrigatório para os cidadãos acederem a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, eventos com lugares marcados e ginásios.

São necessários testes negativos para quem visita lares e pacientes internados em estabelecimentos de saúde, bem como para quem frequenta discotecas, bares e grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos. Essa é também condição essencial para os passageiros de todos os aviões que cheguem a Portugal, ficando as companhias aéreas sujeitas a fortes multas (20 mil euros por passageiro) sempre que aterrem com pessoas a bordo não testadas.

O Governo também decidiu que a primeira semana do próximo ano será de contenção de contactos. Assim, entre os dias 2 e 9 de janeiro, o teletrabalho será obrigatório, haverá encerramento de discotecas e o recomeço das aulas apenas acontecerá no dia 10.

LEIA TAMBÉM:

A demolição e consequente reconstrução das Torres da Torraltinha

O que vai mudar na circulação de trânsito na baixa de Portimão

Duas ofertas de emprego para agrupamento de escolas

(Visited 198 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub