Cultura

Faro recebe evento internacional

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A cidade de Faro recebe, esta sexta-feira, dia 26 de novembro, o evento de encerramento do programa EUKI (Iniciativa Europeia do Clima) Living Streets.

A iniciativa, que decorre na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, junta responsáveis locais das sete cidades-piloto financiadas por este projeto: Faro, Óbidos e Torres Vedras; Porec e Krizevci (Croácia); Corinth e Elliniko-Argyroupoli (Grécia). 

No âmbito desta iniciativa, os participantes vão partilhar as experiências adquiridas no desenvolvimento dos seus projetos implementados pelas autoridades locais em conjunto com os moradores e terão oportunidade para começar a desenvolver novos projetos no âmbito deste modelo de transformação do espaço público com participação da comunidade.

A primeira “Living Street” de Faro foi implementada na Rua Caldas Xavier, na sequência de uma candidatura do Município à iniciativa com o mesmo nome, tendo garantido um financiamento de 20 mil euros por parte do programa EUKI do Ministério Federal do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha. 

Após um processo de participação comunitária que juntou cerca de 50 membros, entre moradores e entidades locais, a primeira fase da intervenção, decidida entre todos, foi implementada e inaugurada no passado dia 20 de julho.

A requalificação visou a transformação daquele espaço público, antes quase exclusivamente dedicado ao estacionamento automóvel, num espaço mais verde e de convívio, com novos equipamentos como mesas e bancos, um baloiço, uma mesa de pingue pongue, equipamentos de exercício, uma mesa de xadrez ou floreiras com ervas aromáticas. 

Além da intervenção física, a primeira “Living Street” de Faro conta também um plano de atividades que incluem momentos desportivos, culturais, ou direcionados para o meio ambiente, saúde e bem-estar, atividades dinamizadas fundamentalmente por agentes locais e moradores, contribuindo assim para ajudar a promover o sentimento de pertença e as relações de vizinhança. 

LEIA TAMBÉM:

A demolição e consequente reconstrução das Torres da Torraltinha

O que vai mudar na circulação de trânsito na baixa de Portimão

Duas ofertas de emprego para agrupamento de escolas

(Visited 66 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE