Cultura

Loulé na linha do tempo em debate

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães recebe no próximo sábado, dia 19 de fevereiro, pelas 15h00, mais uma sessão do ciclo de conferências “LOULÉ na linha do tempo”.

Florbela Veiga Frade irá apresentar o tema “Os médicos cristãos-novos de Loulé nos séculos XVII e XVIII”. 

Loulé, à semelhança de outras localidades portuguesas nos séculos XVII e XVIII, beneficiou de cuidados médicos garantidos por médicos e cirurgiões. Muitas dúvidas se lançam sobre a qualidade da sua formação que era, contudo, escrutinada e avaliada a nível nacional.

A arte de curar era prerrogativa de cristãos-velhos, no entanto, inúmeros casos se conhecem de médicos cristãos-novos que desafiavam a limitação ao seu desempenho em Portugal. Os médicos cristãos-novos de Loulé também foram, por isso, alvo de processos inquisitoriais. Ficaram sem poder exercer a sua profissão de eleição, sem bens e com as famílias desfeitas devido às consequências da prisão.

A conferencista, Florbela Veiga Frade, é doutora em História Moderna e investigadora especialista em História dos judeus e cristãos-novos portugueses.

Este evento é de entrada livre.

LEIA TAMBÉM:

Homem ferido em despiste em Portimão

Covid-19: Ponto de situação em cada um dos concelhos algarvios

Três ofertas de emprego público

(Visited 71 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE