Álvaro Bila distinguido com o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses

O Dia Internacional da Proteção Civil foi assinalado, ontem, em Portimão com uma visita ao quartel dos Bombeiros locais e a apresentação de todas as valências de apoio à população aí existentes.

Uma das novidades é a renovada sala do Centro de Comando e Emergência, que envolve todas as entidades relacionadas com a Proteção Civil no concelho, a qual foi inaugurada.

No decorrer da deslocação foi também apresentada a equipa de descontaminação, que foi constituída ao longo dos últimos meses, bem como divulgada a recente aposta de treino de cães de salvamento.

Um dos momentos altos consistiu na atribuição ao presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão e atual vice-presidente da Câmara, Álvaro Bila, do Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, a mais alta distinção daquela entidade, que o apanhou de surpresa.

Em declarações posteriores ao «Algarve Marafado», Álvaro Bila considerou que aquela é uma reconhecimento do trabalho da equipa que, ao longo destes anos, tem consigo estado à frente da associação e que contribuiu para a sua modernização e a criação de melhores condições de socorro à população.

Ao longo da cerimónia foi recordado pelo Coordenador Municipal da Proteção Civil, Luís Mestre, o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, muito marcado pelo combate sem tréguas à pandemia, que por vezes fazia parecer que “os dias tinham mais de 24 horas”.

Os discursos que se seguiram foram de elogio à forma como funcionam os Bombeiros e a Proteção Civil de Portimão. O atual comandante distrital da Proteção Civil, Richard Marques, que até ao ano passado foi o líder da corporação, manifestou “orgulho” por haver no concelho “uma equipa tão preparada e capaz de responder a todo o tipo de ocorrências”.

No mesmo sentido foi a intervenção da presidente da Câmara, Isilda Gomes, que defendeu que o exemplar trabalho desenvolvido em Portimão deve ser caso de estudo e de divulgação a nível nacional.

A autarca aproveitou a oportunidade de ter presente na cerimónia o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, para lhe solicitar que desenvolva o máximo esforço possível no sentido de uma parte relevante dos fundos comunitários que vão chegar seja canalizada para os bombeiros e a proteção civil.

O Dia Internacional da Proteção Civil foi assinalado, ontem, em Portimão com uma visita ao quartel dos Bombeiros locais e à apresentação de todas as valências de apoio à população aí existentes.

LEIA TAMBÉM:

Bombeiros de Lagos salvam cães que tinham caído num poço

Ilídio Martins: O único homem que conseguiu ‘roubar’ a Junta de Portimão ao PS

Alterações da circulação automóvel em ruas de Lagos

(Visited 134 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev