RegionalSociedade

Municípios e caçadores colaboram na limpeza da floresta

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A Associação de Municípios Terras do Infante celebrou contratos-programa com sete clubes e associações de caçadores, com área de intervenção/influência nos concelhos das Terras do Infante.

Esta associação de municípios refere, em comunicado, que “tem vindo a incrementar este tipo de colaboração que resulta num aumento significativo da limpeza da floresta, por se tratarem de gestores de proximidade de grandes áreas de territórios rurais no âmbito das suas atividades de gestão cinegética, com conhecimento muito específico destes mesmos territórios”.

São assim desmatadas/limpas grandes áreas, e, em simultâneo, criados campos de alimentação e bebedouros para diversas espécies cinegéticas. Estas intervenções complementam, em muito, as várias intervenções realizadas pelas empreitadas das Terras do Infante, pelos seus sapadores florestais e pelos respetivos municípios em termos de Rede Primária e de Rede Secundária, numa perfeita articulação e complementaridade no que à prevenção estrutural a fogos rurais diz respeito.

São igualmente criadas descontinuidades dos combustíveis vegetais existentes em locais estratégicos, validados pelas estruturas de Proteção Civil locais e pelo Gabinete Técnico Florestal, com base na Cartografia de Perigosidade de incêndio rural e avaliação da carga e continuidade dos combustíveis. Contempla a instalação de parcelas de gestão de combustíveis, de faixas laterais de segurança de caminhos rurais e beneficiação de plataformas de circulação de caminhos rurais e aceiros, estando a ser equacionada ainda a construção de Ponto de Água estratégico para ser utilizado pelos meios de combate a incêndios.

Representando um investimento total de 106 625,00 €, serão intervencionados cerca de 400 ha.

LEIA TAMBÉM:

Abandonaram uma capital europeia para viver e trabalhar em Alvor

Uma morte em prédio de Portimão e duas pessoas feridas em acidentes

Quatro ofertas de emprego

(Visited 157 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

EVENTOS NO ALGARVE