RegionalSociedade

Investimento na habitação é a grande prioridade de Vítor Aleixo

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

No tradicional discurso protocolar que assinala o Dia do Município de Loulé, o presidente da Câmara, Vítor Aleixo, fez, na passada quinta-feira, 26 de maio, o ponto de situação dos grandes objetivos e desafios que o concelho tem pela frente.

Encontrar 1.400 soluções de habitação até ao final desta década é o grande desígnio da Autarquia no que respeita a um dossier que está neste momento no centro das atenções. “Sem disponibilidades habitacionais para alojar condignamente todos aqueles que vivem ou querem viver e trabalhar no concelho de Loulé, dificilmente a nossa economia terá condições para crescer de forma robusta e sustentável. A falta de habitação é mesmo um sério bloqueio para a nossa economia e para a felicidade das pessoas”, ressalvou o autarca.

Nessa medida, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, conta-se já um largo trabalho e diversos projetos em curso, nomeadamente através do acordo estabelecido com o Governo tendo em vista arranjar habitação para 320 famílias, num investimento de 44 milhões de euros. 

Numa altura em que está na reta final a revisão do PDM, Vítor Aleixo acredita que este poderá ser um instrumento fundamental para resolver a carência de habitação no concelho, através de “políticas e medidas mais flexíveis”. “As metas ambiciosas que temos para atingir até 2030 só se concretizarão se à iniciativa pública municipal se juntar o contributo do setor privado de construção, e, se no âmbito da revisão do PDM em curso, assumirmos que é imprescindível uma política de acesso ao solo para efeitos de construção de habitação acessível”, salientou.

Neste dia foram ainda anunciadas duas iniciativas que irão continuar a elevar este trabalho na área ambiental. Por um lado, a realização em Loulé, no próximo mês de setembro, da 1ª Conferência Internacional de Mercados de Capital Natural, uma “iniciativa inovadora”, à qual se juntará ainda a III Convenção Nacional sobre ODS Local, que decorrerá pela primeira vez fora de Lisboa.

E, por outro lado, a partir do próximo ano, a instituição de um Prémio Nacional de Jornalismo que irá distinguir o trabalho de investigação na área do ambiente e ação climática.

LEIA TAMBÉM:

Dois homens morrem em acidente

Ofertas de emprego em Portimão e Lagos

Homem salvo de afogamento na praia do Vau

(Visited 139 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE