“Queremos que o campus universitário seja uma realidade em Portimão”

A presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, aproveitou o palco da sessão comemorativa do 5º aniversário da StartUp Portimão para dar o ‘pontapé de saída’ para a construção de um campus universitário em Portimão.

Algarve Marafado (AM): Na sua intervenção disse que a Câmara disponibilizou um terreno para a Universidade do Algarve construir um campus em Portimão. Onde fica situado esse terreno?

Isilda Gomes (IG): É no Barranco do Rodrigo, no qual, há alguns anos, tinha sido previsto instalar uma área residencial e uma outra que era destinada a equipamentos, nomeadamente, um centro comercial, uma piscina olímpica e um gimnodesportivo.

Nós desanexámos as duas áreas e disponibilizámos a que era para equipamentos para nela ser construído um campus universitário. Tem um máximo de 22 mil m2 de área de construção, dá para edificar o campus, residências universitárias e ainda sobra muito espaço para, eventualmente, aí serem construídos alguns equipamentos desportivos. É o espaço mais nobre de Portimão, tem vista mar e queremos que o campus seja uma realidade em Portimão, precisamos disso.

AM: Imagino que já tenha falado com o reitor da Universidade do Algarve. Qual foi a reação dele a essa oferta?

IG: Há cerca de três meses, todo o executivo camarário almoçou com o senhor reitor e transmitimos-lhe esta ideia.

Ele viu isso com muito bons olhos, disse que ia trabalhar no dossier, de forma a apresentar uma proposta, e estamos a aguardar por ela para que se possa começar a transformar este sonho em realidade.

Entendemos que este campus deve, sobretudo, ser direcionado para as novas tecnologias e os desportos motorizados, tendo em conta que temos no concelho o Autódromo Internacional do Algarve, que é uma grande mais-valia.

AM: O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) disse que está a trabalhar para conseguir fundos comunitários para o campus, mas essa verba não deverá ser suficiente. De onde virá o resto do financiamento? A Câmara irá entrar com alguma parte?

IG: A Câmara também está disponível para entrar com algum dinheiro, não está posta de lado essa hipótese. Acreditamos que, entre o Governo central, aquilo que pode vir da Europa e a Câmara conseguiremos arranjar as verbas necessárias para construir o campus universitário.

Artigos relacionados:

Autódromo do Algarve quer fixar em Portimão grandes empresas mundiais

Câmara de Portimão disponibiliza terreno para construção de campus universitário

Portimão vai ter mais uma incubadora de empresas

LEIA TAMBÉM:

Câmara de Portimão disponibiliza terreno para construção de campus universitário

Quatro ofertas de emprego para a Câmara de Lagos

Três praias de Portimão vão crescer entre 20 a 40 metros

(Visited 591 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev