Dirigentes eleitos da Associação de Futebol do Algarve tomaram posse
Os novos elementos do órgãos sociais da Associação de Futebol do Algarve (AFA) para o quadriénio 2023-2027, eleitos esta sexta-feira com mais de 99% dos votos a favor, tomaram posse, esta segunda-feira, no auditório da sede da Instituição.
Alves Caetano, Presidente da Assembleia Geral da AFA, abriu a sessão destacando a boa interação que os filiados têm mantido com a Associação: “É muito gratificante sentir que temos tido, durante todos estes anos, o apoio dos clubes, manifestado no dia a dia e nestas eleições. Temos construído uma relação grande e de forte amizade que nos deixa orgulhosos”, considerou.
Após o ato formal, Rogério Bacalhau, Presidente da anfitriã Câmara Municipal (CM) de Faro, tomou da palavra e destacou o trabalho “de louvar” e “insubstituível” dos clubes, sem os quais “não haveria desporto, sobretudo ao nível da formação”, referiu. “Desejo que os próximos quatro anos sejam pautados, no mínimo, pela mesma qualidade dos anteriores, o que fará com que os clubes sejam cada vez mais fortes”, disse o edil.
Por sua vez, Custódio Moreno, Diretor Regional do IPDJ em representação do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, realçou que “a AFA tem elevado o futebol a um patamar muito alto” e que “agora pode ser difícil fazer melhor”. No entanto, “apesar de a fasquia estar elevada” para “aquilo que se pretende para o desporto no Algarve”, o dirigente pediu que se mantivesse “o compromisso, a disponibilidade e a entrega que têm vindo a ser demostrados pela AFA”.
Já Rui Manhoso, Diretor representante da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), relembrou que a AFA “alcançou e ultrapassou os objetivos propostos”, trabalho que será necessário continuar a desenvolver com estratégias de “aproximação às escolas” e com especial atenção à “formação de dirigentes, de treinadores, de árbitros e de atletas” para “sermos cada vez melhores”.
No final, Reinaldo Teixeira, Presidente da Direção da AFA, agradeceu a todos os que se deslocaram à lotada sala, em especial às autarquias, “sem as quais não havia desporto”, e aos clubes, que “prestam um exemplar serviço social e público”. “Esta é e será a casa dos valores, que prepara e forma homens e mulheres para o futuro”, afirmou, apontando “uma maior ligação ao desporto escolar” como um dos principais objetivos para o mandato. “A vontade de fazer mais e melhor é enorme”, concluiu.
«Acrescentar valor com Todos e para Todos» é o lema da recém-empossada Direção para o novo mandato, que tem, entre outros, projetos como: início do desenvolvimento de uma academia desportiva e de uma academia de formação certificada, criação de um departamento jurídico para assessorar a atividade da AFA, bem como os próprios clubes, ou início do processo de requalificação e modernização do edifício-sede.
Leia também: Xutos & Pontapés atuam em Lagos
O que vai mudar na circulação automóvel em Portimão
Assista aqui a todos os nossos vídeos
LEIA TAMBÉM:
Os eventos que animam o Algarve em junho
Xutos & Pontapés atuam em Lagos