Salir ‘regressa’ à época romana
A edição deste ano do Salir no Tempo vai decorrer entre os dias 21 a 23 de julho e, tal como aconteceu no ano passado, volta a ser dedicada à época romana.
Este evento vai, ao longo de três dias, ‘inundar’ Salir com muita animação, recriações históricas, espetáculos, teatralizações, torneios de armas, animação itinerante, mercado romano, acampamentos, gastronomia e artesanato.
A presença romana no concelho de Loulé é mais marcante no litoral, nomeadamente na área das freguesias de Quarteira e Almancil, nas áreas estuarinas das principais ribeiras, com o importante vicus localizado na Estação Arqueológica do Cerro da Vila, em Vilamoura, e nas villae e indústrias dos sítios de Loulé Velho, Quinta do Lago ou Salgados.
Mas a presença romana vai mais além do litoral, penetrando e enraizando-se no território interior. Bom exemplo da exploração dos recursos naturais e agrícolas do barrocal e da serra do concelho são os sítios da villa do Espargal com o seu lagar, ou a importante villa da Torrinha com a sua área habitacional e cemitério.
Contam-se ainda outros achados como uma inscrição votiva de Salir ou o «pequeno galo de bronze» do Serro dos Negros. Desconhece-se se serão realmente romanos o povoado ou necrópole de Palmeiros ou a mina de Ferro de Fonte Morena.
Leia também: Xutos & Pontapés atuam em Lagos
O que vai mudar na circulação automóvel em Portimão
Assista aqui a todos os nossos vídeos
LEIA TAMBÉM:
Os eventos que animam o Algarve em junho
Xutos & Pontapés atuam em Lagos
D.A.M.A, Miguel Gameiro e Polo Norte atuam em Albufeira