Novidade: videovigilância na gruta mais famosa do Algarve
O grupo de trabalho criado pelo Governo para estabelecer a capacidade de carga humana e determinar as condições de acesso às grutas de Benagil, no concelho de Lagoa, propõe que sejam adotadas já este ano, de forma transitória, algumas medidas de gestão, dado o grande número de visitantes e os conflitos verificados.
Da lista de medidas propostas, destaque para o facto de ser recomendada a instalação de um sistema da videovigilância, ou similar, ligado à Autoridade Marítima Nacional, que permita a fiscalização permanente da gruta de Benagil, a mais famosa do Algarve.
O grupo de trabalho, que integra várias entidades, defende ainda a proibição de desembarque e/ou uso balnear do areal, no interior da gruta, bem como de acesso ao interior das grutas de Benagil de visitantes a nado ou com meios auxiliares de flutuação, como boias, bodyboards ou colchões, em simultâneo com plataformas motorizadas. É ainda recomendado que haja um horário antes das visitas das embarcações motorizadas dedicadas a estes visitantes e a plataformas não motorizadas particulares.
É, por outro lado, proposto um número máximo de embarcações e proibição do exercício de pesca submarina e pesca recreativa (apeada ou embarcada) nas imediações ou no interior da gruta
O grupo de trabalho defende ainda a necessidade de um código de conduta, “a ser voluntariamente adotado e respeitado pelos operadores marítimo-turísticos, que oferecem este tipo de atividade, bem como por qualquer utilizador privado”.
O Relatório de Progresso e anexos do Grupo de Trabalho das Gruta de Benagil estão em consulta pública a partir de hoje (quarta-feira) e até 21 de fevereiro. Pode consultar toda a documentação aqui.

À descoberta dos segredos da vila mais alta do Algarve
Assista aqui a todos os nossos vídeos















