LazerVídeos

Passadiço radical em serra algarvia (com VÍDEO)

Partilhe a notícia
pub
pub

ASSISTA AO VÍDEO AQUI

Existe na serra de Monchique um passadiço que está a ser um sucesso.

É o passadiço do Barranco do Demo.

Mas há muito mais para ver nesta zona de montanha do Algarve.

Assim, antes de irmos até ao passadiço e desafiar os medos ao caminhar por uma ponte suspensa, vamos primeiro descobrir uma aldeia muito antiga, um castelo escondido na floresta e um miradouro que oferece vistas deslumbrantes.

A aldeia que vale a pena visitar chama-se Alferce.

A origem desta povoação perde-se no tempo e o seu nome tem raízes árabes.

Esta aldeia serrana já pertenceu ao concelho de Silves.

Mas, em 1773, com a criação do município de Monchique passou a integrar este novo município.

ASSISTA AO VÍDEO AQUI

A aldeia conta com o casario típico, mas dispõe de comodidades modernas, incluindo uma piscina para a população.

A igreja é do século XV ou XVI e está mesmo no centro desta aldeia serrana.

Em Alferce há também tanques públicos e peixinhos.

Visitada a aldeia, vamos agora à procura do castelo escondido na floresta.

É preciso subir um caminho íngreme para chegar ao Castelo de Alferce, que também é conhecido como Castelo da Pedra Branca, por ter sido construído com pedras de sienito da montanha.

Do castelo restam atualmente apenas ruínas e o local tem hoje a designação oficial de Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce.

Fica a 488 metros de altitude.

Aí, encontramos vestígios de uma fortificação islâmica que terá sido construída no século IX. Este será um dos castelos árabes mais antigos em Portugal.

E já que aqui estamos, vamos espreitar o miradouro que fica junto ao antigo castelo e que se está a transformar numa nova atração da serra de Monchique.

A vista para as montanhas é fantástica, bem como para a barragem de Odelouca – a maior barragem do Algarve.

ASSISTA AO VÍDEO AQUI

E pronto, vamos agora até ao famoso Passadiço do Barranco do Demo.

Foi inaugurado em meados de 2023 e virou rapidamente um sucesso. Só nos primeiros oito meses foram contabilizados mais de 50 mil visitantes.

Esta paisagem é impressionante.

E agora vamos caminhar ao longo de todo este passadiço de montanha, que tem uma extensão de cerca de um quilómetro.

E o grande atrativo é mesmo esta ponte suspensa de 50 metros, que faz a ligação entre os degraus que serpenteiam as duas encostas. É mesmo uma ponte só para corajosos.

Por baixo desta ponte suspensa corre a água do barranco.

Este é passadiço que se tornou já num dos maiores atrativos da serra algarvia, atraindo dezenas de milhares de visitantes.

Assista ao vídeo aqui:

EVENTOS NO ALGARVE