4 Patas

Albufeira investe 1,2 milhões de euros em equipamentos para animais

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A Câmara de Albufeira investiu cerca de 1,2 milhões de euros na construção de Complexo Municipal para a Causa Animal, que inclui um canil, um parque canino, um cemitério para animais, e na compra de um veículo de socorro animal.

Os equipamentos foram inaugurados na passada terça-feira, 20 de agosto, no decorrer das comemorações do Dia do Município.

Segundo informa a autarquia albufeirense, o canil, obra que implicou um investimento de 667 mil euros, é constituído por vários módulos, sendo que o A inclui, entre outros, equipamentos e serviços como gabinete clínico, instalações sanitárias e salas técnicas.

O B está vocacionado para alojamento e recolha permanente de animais. É composto por 26 celas com capacidade para 65 cães; 1 cela para maternidade ou isolamento; 3 celas de quarentena e zonas técnicas de apoio à atividade.

O módulo C destina-se, igualmente, a alojamento e dispõe de 22 celas com capacidade máxima para 55 cães, 1 cela para maternidade/isolamento e zonas técnicas).

Por último, o módulo D encontra-se equipado com 2 celas semicirculares destinadas ao alojamento e quarentena de animais com suspeitas de raiva. O Canil tem capacidade máxima prevista para 120 animais.

Quanto ao Parque Canino, é um espaço com uma área total de 1204 m2, dotado de equipamentos de divertimento e exercício para cães, nomeadamente slalom, ponte, rampa, balouço, anel, túnel e mesas para pausa para que os animais se possam exercitar em liberdade e segurança. A obra envolveu um investimento no valor de 190 mil euros.

O Cemitério para Animais está organizado em áreas diferenciadas: sepultamento convencional, em jazigo, em módulos de consumpção ou inumação aeróbica e em columbários (módulos de dimensões reduzidas para depósito de urnas contendo as cinzas dos animais após cremação). No total, existem 96 nichos/gavetões mais 208 sepulturas. O cemitério tem uma área total de 2.646 m2 e a obra envolveu um investimento de 237 mil euros.

Com vista a dar resposta à recolha e transporte de animais, o Município também adquiriu uma viatura para funcionar como veículo de socorro animal, num investimento que ascendeu a 95 mil euros e que pretende dotar o concelho e os serviços médicos e veterinários de uma viatura polivalente que permita garantir o transporte de animais em grande número, a prestação imediata de assistência básica em simultâneo com o transporte, cuidados de saúde em situação de calamidade, desenvolvimento de campanhas anuais de vacinação em condições de higiene e segurança e o transporte digno de animais do local de recolha para o Centro de Bem-Estar Animal e deste para as clínicas e outros locais que se revele necessário.

O presidente da Câmara, José Carlos Rolo, destacou a importância da construção do equipamento que “vem possibilitar que os donos e respetivos animais usufruam responsavelmente deste espaço”, chamando a atenção para a responsabilidade dos cidadãos a nível individual, quer no que respeita ao abandono quer à adoção de animais de companhia.

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Os segredos da “Bagdad do Ocidente”

Assista aqui a todos os nossos vídeos

EVENTOS NO ALGARVE