Ambiente

Viagem extraordinária: tartaruga salva no Algarve percorre mais 9.200 km em 13 meses

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Uma tartaruga que foi reabilitada no Porto d’Abrigo do Zoomarine Algarve e depois devolvida ao mar percorreu mais de 9.200 quilómetros em 13 meses, de acordo com dados obtidos através de um transmissor satélite colocado no animal.

“Apenas seis dias após a devolução ao mar já tinha cruzado o Estreito de Gibraltar rumo ao Mediterrâneo, onde circulou no Mar de Alborão, seguiu pela costa de Marrocos e Argélia, passou pelas Baleares e contornou a Sardenha, até se fixar no Mar Tirreno, entre a Sicília e a Calábria”, relata o Zoomarine.

Trata-se de “uma viagem extraordinária que confirma o sucesso da sua recuperação e reforça a importância da conservação marinha”.

Tudo começou em 2021, quando pescadores encontraram “uma tartaruga-comum presa em equipamento de pesca no rio Guadiana, a cerca de 19 km do mar”.

O animal não conseguia subir à superfície para respirar, tendo sido “resgatado e trazido para o Porto d’Abrigo, o centro de reabilitação do Zoomarine Algarve”. Foi verificado que tinha “anemia e um anzol alojado no estômago”.

A tartaruga foi batizada de Salina. Esteve em reabilitaçã0 12 meses, antes de ser devolvida ao mar. Mas antes foi-lhe colocado um transmissor satélite e recolhida uma amostra de sangue para análise genética

A Salina percorreu 9.203 km em 13 meses de monitorização. O Zoomarine salienta que todos os dados obtidos foram partilhados com a comunidade científica.

(Foto: Zoomarine)

Leia também: Algas voltam a atacar praias do Algarve

Vídeo em destaque:

EVENTOS NO ALGARVE