Boliqueime: obras e investimentos no primeiro ano como vila
No próximo domingo, 15 de fevereiro, Boliqueime assinala o primeiro aniversário com o estatuto de vila.
Para comemorar a data, a Junta de Freguesia e a Câmara de Loulé promovem um programa comemorativo, com inaugurações e o lançamento de uma obra.
O dia arranca de forma simbólica, a partir das 9h, com a cerimónia de hastear da Bandeira, no Largo da Igreja de Boliqueime, e colocação de placa comemorativa na sede da Junta de Freguesia.
Segue-se, pelas 9h30, a assinatura do auto de consignação da obra da rede de águas de São Faustino.
Numa zona de habitação dispersa, esta empreitada pretende alargar a rede de água municipal, garantindo água potável e de qualidade controlada durante todo o ano a esta população que, até aqui, tinha de recorrer a reservatórios e/ou captações próprias. Serão criados 20.000 metros de rede.
Neste dia está ainda prevista, às 10h15, a inauguração de dois parques infantis: um localizado no perímetro urbano da vila, integrado no Jardim Filipe Barriga, e outro perto da EN125, no Jardim da Maritenda, ao abrigo do contrato interadministrativo.
As celebrações do aniversário da vila encerram com uma Eucaristia, na Igreja Matriz de Boliqueime, às 12h00.
Recorde-se que, por iniciativa do Município de Loulé, foi apresentada uma proposta de elevação de Boliqueime a vila, aprovada pelos deputados da Assembleia da República em janeiro de 2025 e publicada em Diário da República a 15 de fevereiro de 2025.
Leia também:
Ofertas de emprego em Portimão: a EMARP está a contratar
Vídeo em destaque:








