Água invade a cidade de Silves (com vídeo)
Assista ao vídeo aqui
A zona ribeirinha de Silves e algumas ruas envolventes foram inundadas, esta 4ª feira, dia 28 de janeiro.
Também as ruas situadas entre o mercado e o supermercado Lidl estavam a ser visitadas pela água. Os pomares e campos à volta também se encontram inundados, tal como uma estrada secundária.
Isso levou a Câmara de Silves a apelar à retirada de veículos e equipamentos da zona envolvente aos cursos de água e Rio Arade.
A chuva que tem caído, conjugada com a abertura das comportas das barragem do Arade e do Funcho, provocaram esta situação, que deverá agravar-se ainda mais coma chegada da maré cheia.
A invulgar ocorrência despertou a curiosidade de muitos locais que comentavam não ver uma coisa assim há décadas.
Os bombeiros também foram mobilizados para o local.
Uma das preocupações que a abertura das comportas levanta tem a ver com a chamada ponte romana, que vem sendo alvo de obras de conservação e restauro.
Assista ao vídeo aqui
A força da água tem arrastado muitos troncos, canas e ramos de árvores, que se concentram junto a ela e acabam por impedir parcialmente a passagem da água.
Devido a essa circunstância, muitos dos andaimes ficaram danificados e alguns ameaçam mesmo ser arrastados, rio abaixo, pondo em causa toda a estrutura.
Algumas máquinas da câmara de Silves têm estado no local, mas o braço da grua que estava a ser utilizada não parece ter capacidade para chegar ao local onde se concentra a maior parte dos detritos que impedem a circulação normal da água.
Em determinada altura também um contentor ficou parcialmente submerso correndo-se o risco de ir embater com a ponte, o que levou a que muitos trabalhadores se juntassem e puxassem para uma zona mais segura.
Uma coisa é certa: o cenário vivido na cidade de Silves já há muito tempo não era visto naquela cidade algarvia.
Assista ao vídeo aqui:




