Casos de Polícia

Rui Cristina promete avançar com medidas que reforcem a segurança em Albufeira

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira quer melhorar as condições de segurança na cidade.

Na sequência do atropelamento, na Avenida Sá Carneiro Sul, de várias pessoas por um condutor que desrespeitou as indicações das autoridades, Rui Cristina promoveu uma reunião alargada com os serviços municipais e as entidades responsáveis pelas áreas da segurança, proteção civil e socorro.

As informações aí recolhidas confirmam “a existência de forças no local e que os meios de emergência e socorro foram prontamente acionados, permitindo a rápida chegada ao local”.

Ainda assim, “um acontecimento desta gravidade obriga-nos a retirar conclusões e a perceber quais as medidas que, de forma integrada e articulada entre aquelas as entidades, devem ser adotadas, garantindo a proteção e segurança de todas as pessoas no mais curto espaço de tempo”, refere o presidente da Câmara, em comunicado.

Eliminar vulnerabilidade de segurança

A prioridade é a interdição ou restrição da circulação rodoviária e do estacionamento na via, após ter sido identificado que a partilha do espaço entre automóveis e peões gerou uma “vulnerabilidade de segurança” que não deve continuar a existir.

No documento, refere que “serão também avaliadas soluções físicas de proteção, nomeadamente pilaretes, barreiras ou outros equipamentos adequados às características do local”.

A solução definitiva só será adotada “depois de avaliadas as condições técnicas, jurídicas e operacionais, bem como os acessos necessários a residentes e serviços, numa intervenção que não ficará limitada à Avenida Sá Carneiro”, adianta.

Diagnóstico local de segurança

No imediato, o município vai avançar com um diagnóstico local de segurança em Albufeira, contando com o apoio de conhecimento académico e técnico especializado. O objetivo é obter uma visão aprofundada dos riscos no concelho e promover o planeamento preventivo.

Este diagnóstico servirá de base para a criação de um Plano Integrado de Segurança Urbana, que envolverá vertentes como a circulação e proteção dos peões à eliminação, a sinalização e reordenamento do estacionamento, acessibilidades e todo o espaço público.

As medidas serão concretizadas de forma faseada. Algumas podem avançar num prazo mais curto, outras exigem projetos, procedimentos administrativos e de contratação mais morosos.

Rui Cristina frisa que “não vou prometer que é possível eliminar todo o risco, porque isso não seria sério. O que posso garantir é que vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para reduzir esse risco, corrigir vulnerabilidades e proteger melhor as pessoas”.

Vídeo em destaque:

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub