Regional

Lagoa tem nova imagem

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A Câmara de Lagoa organizou, no dia 16 de Janeiro, as comemorações dos 243 anos da Fundação do Concelho de Lagoa, que tiveram início com a arruada da Nova Filarmónica de Lagoa, em direção à Rua 16 de janeiro onde os Presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal – José Águas da Cruz e Francisco Martins, respetivamente – descerraram uma placa comemorativa em azulejo com cópia da carta Régia da concessão do alvará pelo Rei D. José em 1773, na presença do restante executivo e demais autarcas, entre outros convidados e população em geral.

À tarde, realizou-se no Auditório do Convento de São José a primeira conferência do Ciclo de Conferências do Património Histórico-Arqueológico do Concelho de Lagoa, “Ad Praeteritum, para o Passado”, que contou com as intervenções de Alexandra Rodrigues, Diretora Regional da Cultura, Vereadora Anabela Simão, em representação do Presidente da Câmara Municipal e Andreia Fidalgo, da Universidade do Algarve, oradora da conferência.

De seguida, teve lugar a inauguração da exposição “A identidade do Algarve: Forais, Alvarás e Cartas Régias”, numa parceria entre a RAalg – Rede de Arquivos do Algarve e a Câmara Municipal de Lagoa e que estará patente até 26 de fevereiro nas celas do Convento de São José.

À noite, no Auditório Municipal completamente esgotado, antes de um concerto de Paulo Gonzo que brindou às comemorações dos 243 anos da Fundação do Concelho de Lagoa, foi apresentado o tema de 2016, “A Nossa Gente | A Nossa Identidade” e a nova imagem de marca do Concelho, “Lagoa do Algarve” que, em termos de identidade visual, representa vários elementos: localização, coração, água (Lagoa) e tempo. O coração palpita à descoberta de Lagoa, bombeando a água que lhe corre nas entranhas e parando o tempo com o seu movimento.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Martins, destacou o facto de Lagoa ser um Concelho moderno – centro das atenções de quem o visita e de quem aqui faz a sua vida e constrói a sua identidade e cidadania – que se abre ao mundo em 2016, em duas vertentes de socialização: “A Nossa Gente, A Nossa Identidade” com o programa apresentado e o facto de Lagoa ter sido escolhida como “Cidade do Vinho 2016”, distinção que premeia a história de um povo que soube produzir alguns dos melhores néctares vinícolas.




(Visited 189 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE