Economia

Portimão recebe Startup Europe Week

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Portimão irá juntar-se a mais de 220 cidades europeias que durante a semana de 1 a 5 de fevereiro irão dinamizar várias atividades no âmbito do “Startup Europe Week”- SEW, um mega evento de empreendedorismo promovido pela Comissão Europeia e do Startup Europe com vista a divulgar e promover a criação de novas empresas de base tecnológica nas várias regiões da Europa.

“Será o Algarve um terreno fértil para a criação de Startups? Que oportunidades, ecossistema e financiamento para a criação de novos negócios no Algarve? Como criar uma Startup? Quais os principais entraves e oportunidades para a criação de empresas de base tecnológica no Algarve? Como é que se cria e fomenta um ecossistema empreendedor? Será possível inovar no Algarve?” Estas serão algumas das questões a debater no dia 5 de fevereiro no evento principal da SEW em Portimão- “Start Talking About…” que contará com um painel de convidados de referência na área do empreendedorismo nacional e regional.

A partir das 18h00, do dia 5 de fevereiro, no TEMPO- Teatro Municipal de Portimão será lançado o debate sobre a criação de um ecossistema empreendedor, startups e apoios institucionais existentes no Algarve, com a participação de André Marquet, Co-Fundador e Presidente de Productized.co e CoFundador da Beta-i; Bruno Carlos- Diretor Geral da Clarnet Soho Portugal; Hugo Barros, Coordenador do CRIA- Universidade do Algarve; João Saleiro- Co-Fundador da Boonzi.pt (software de finanças pessoais) e David Santos, Presidente da CCDR Algarve e do CRESC Algarve 2020 e a moderação a cargo de Luis Correia, CoFundador da PopcornMetrics.com e Co­Organizador da Startup Europe  Week em Portimão.

O “Start Talking About…” tem início às 18h00 com receção aos participantes e apresentação da iniciativa europeia Startup Europe Week, seguido do painel de debate sobre o ecossistema empreendedor, startups e apoios existentes, com lugar a perguntas e respostas e debate com o público. A partir das 21h00, os participantes serão convidados a continuar o “networking”, na companhia de uns copos e petiscos nas melhores tasquinhas da cidade.

O evento tem entrada é gratuita, com bilhetes disponíveis em https://www.amiando.com/sew_portimao e é especialmente dirigido a empreendedores que queiram fazer a diferença na região do Algarve e aqui desejem criar os seus negócios, com especial enfase para os de base tecnológica, contribuindo para a criação de um ecossistema empreendedor no Algarve.

Um dia antes, a 4 de fevereiro, em modo de aquecimento para o evento principal, a organização local lança o desafio a todos os empreendedores de partilharem os seus insucessos no caminho para o sucesso e participarem no “Warm-up: let’s talk about failure”, uma sessão descontraída onde a ideia é falar do que nem sempre corre bem e, acima de tudo, como evitar. O evento terá lugar entre as 19h00 e as 20h30 na Taberna Cool 33 em Portimão e é de entrada gratuita, devendo apenas ser feita a inscrição na página do SEW Portimão https://www.amiando.com/sew_portimao

E porque é importante estimular um espírito empreendedor junto do público escolar, a SEW Portimão irá também dinamizar no dia 4 de fevereiro, pelas 11h50 uma sessão especial para algumas turmas do 12ºano da área de Ciências e finalistas de Informática da Escola Secundária Poeta António Aleixo, com a participação de Luís Correia que irá partilhar o seu percurso inspirador, e fazer uma introdução ao mundo das Startups.

A SEW Portimão é co-organizada com a Startup Europe Week e tem como organizadores locais dois empreendedores- Luís Correia e Maria Nobre Carvalho e a parceria da Câmara Municipal de Portimão.

Luís Correia é natural e residente no concelho de Portimão, fundador da startup www.popcornmetrics.com, uma plataforma para profissionais de marketing digital com sede em Londres. Impulsionador de grupo StartAlgarve, que promove eventos mensais com outros founders no Algarve, defende que o Algarve tem excelentes condições para o desenvolvimento de  um  ecossistema  para  a  criação  de  Startups tecnológicas. Está envolvido em vários eventos de promoção do empreendedorismo no Algarve. É orador e mentor convidado em vários eventos sobre o empreendedorismo.

Maria do Nobre do Carvalho mudou-se para o Algarve em 2003 para trabalhar numa pequena start­up  que  dois  anos  depois ­  em 2005 ­ é adquirida por uma empresa norte americana. Durante oito anos foi, a partir do Algarve, responsável pela estratégia de implementação global da 2a maior agência de viagens online para estudantes universitários Norte Americanos. Em 2013 cria o seu próprio negócio, a Beat  ­  Social  Engagement,  uma  empresa  de  consultoria  em  Marketing sediada  em Lagos. Com gosto especial pelo voluntariado junta-se à Associação Teia D’Impulsos e ao Projeto Vela Solidária e aprofunda o interesse pelo empreendedorismo social, dedicando hoje, grande parte do seu tempo à produção e promoção de eventos de cariz cultural e recreativos no Barlavento Algarvio.

Para a Câmara Municipal de Portimão organizar este evento, em parceria com estes dois empreendedores locais, vem no seguimento do dinamismo que o Município tem vindo a preconizar na promoção do empreendedorismo na Região do Algarve e, reforça a aposta de continuar a fazer de Portimão, não só um ponto de encontro para gente empreendedora, como contribuir ativamente para a criação de um ecossistema empreendedor local”.

A SEW Portimão conta ainda com o apoio de divulgação por parte do Sul Informação e da PopcornMetrics.com e, a colaboração dos alunos do Curso de Multimédia da Escola Secundária Poeta António Aleixo a nível de cobertura fotográfica

(Visited 111 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE