Os ‘piratas’ da política em destaque no Carnaval de Loulé
“O Grande Naufrágio” é o tema deste ano do Carnaval de Loulé, o mais antigo corso carnavalesco do país. Os ‘piratas’ em destaque são os grandes protagonistas da política e do desporto. No primeiro caso, a festa popular é tomada de assalto pelo Capitão António “Gancho” Costa, que surge ao leme de um barco pirata cor-de-rosa, de espada em punho, vencedor do confronto contra o Capitão Pedro “Gancho” Passos Coelho, que durante quatro anos foi o terror dos mares, e agora se encontra à deriva.
Em embarcações de dimensões mais reduzidas surgem mais dois piratas que darão apoio ao Capitão António “Gancho” Costa. São eles Jerónimo de Sousa e Catarina Martins que, de olhos bem abertos, fitam o horizonte, muito atentos a tudo o que se passa nas águas lusas.
Já no barco presidencial, o Capitão Marcelo Rebelo de Sousa é acompanhado no mar por Maria de Belém, uma das suas opositoras nesta corrida a Belém, pelo atual Presidente da República, Cavaco Silva, e pelos ex-Chefes de Estado, Jorge Sampaio e Mário Soares, todos dentro de barris que boiam nas águas eleitorais.
No desporto, o “rei” Cristiano Ronaldo, uma presença assídua deste Carnaval, volta a estar em destaque no corso algarvio. O seleccionador Fernando Santos também marca presença e chega de limusine, com direito a champanhe e mala Chanel.
Os desfiles, envolvendo 14 carros alegóricos e 700 figurantes, decorrem nos dias 6,7 e 9, na Avenida José da Costa Mealha, a partir das 15 horas. Os bilhetes custam dois euros.