Os loucos tempos de espera nos hospitais algarvios

Vive no Algarve, tem problemas urológicos, foi ao Centro de Saúde e o seu médico encaminhou-o para uma consulta da especialidade no Hospital do Barlavento?

Bom, então o melhor é munir-se de muita calma, puxar de uma cadeira e esperar sentado. É que, se o seu caso não for classificado como prioritário ou muito prioritário, é bem possível que tenha de esperar quase mil dias pela consulta! Mais, concretamente, 996 dias (mais de dois anos e meio), de acordo com os dados que passaram a estar disponíveis no novo Portal do Serviço Nacional de Saúde.

Se, ao fim desse tempo, lá conseguir a consulta e o especialista decidir que tem de ser operado, então saiba que o tempo médio de espera para a cirurgia nesta especialidade é de 4 meses. É muito tempo, mas ainda assim bem mais dilatado é o que terá de esperar alguém por uma cirurgia na especialidade de Estomatologia: 10,7 meses. Nesta altura, e de acordo com o site (oficial) referido, nessas circunstâncias estão 86 pessoas. Se o caso for mesmo grave, então aí o tempo médio de espera baixa para 1,2 meses.

Mas esta ainda não é a especialidade em que se aguarda mais para uma operação. Na vertente do tratamento cirúrgico de obesidade o tempo médio de espera é de mais de um ano (12,4 meses). A esperar, e certamente, a desesperar por uma operação dessas estão, nesta altura, 126 pessoas.

No total, e de acordo com os dados deste portal, encontram-se, nesta altura, no Algarve, à espera de intervenção cirúrgica no Serviço Nacional de Saúde 7.877 pessoas. Dessas, 7.000 deverão ter de esperar mais de 5 meses pela operação.

Subscreva a nossa Newsletter

(Visited 331 times, 1 visits today)
pub

pub
pub

pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.