Ponte de Silves vai ser Monumento de Interesse Público

Já falta pouco para que a  Ponte Velha de Silves obtenha, oficialmente, a classificação de Monumento de Interesse Público (MIP). A abertura do procedimento já foi publicada em Diário da República, no passado dia 18 de Fevereiro.

Esta é uma ponte que apresenta cinco arcos de volta perfeita, intervalados por imponentes talha-mares que suportam o tabuleiro com guardas laterais e mirante central. É construída com blocos aparelhados de arenito, apresentando actualmente uma extensão de 76m por 5,5m de largura. Situa-se a sul da cidade, ligando as margens norte e sul do rio Arade, tendo, nesta altura, função para travessia pedonal.

As fontes históricas, o tipo arquitetónico e as siglas de canteiro existentes nos blocos utilizados na edificação da ponte remetem a sua construção para meados do século XIV, sendo relevante o valor histórico do monumento enquanto via de comunicação para uma das mais antigas e representativas cidades do Sul de Portugal, que data de há pelo menos cinco séculos, acompanhando importantes momentos da evolução histórica e cultural da cidade, com relevância nacional. São, ainda, conhecidas diversas referências documentais antigas à ponte, ao longo da história. A mais recuada é de 1439, altura em que é solicitado apoio do Rei para a reconstrução da ponte que havia caído, ficando assim consubstanciada a sua maior antiguidade.

O interesse cultural do monumento engloba as vertentes arquitectónica, histórica e arqueológica, sendo elemento significativo do ponto de vista científico. É também uma edificação relevante do ponto de vista paisagístico, contendo valor de memória, antiguidade e singularidade.

 Leia também:

Feira do Folar em S. Marcos da Serra

Subscreva a nossa Newsletter

c

(Visited 101 times, 1 visits today)
pub

pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.