Ministra promete aos bombeiros 12 milhões para construção de quartéis e compra de viaturas

pub
pub

A ministra da Administração Interna anunciou a disponibilização de uma verba na ordem dos 12 milhões de euros para a comparticipação da construção de quartéis de bombeiros e compra de viaturas operacionais.

Em intervenção proferida em Portimão, na sessão comemorativa do Dia do Bombeiro, Constança Urbano de Sousa também assumiu o compromisso de avançar com “a constituição de mais equipas de intervenção permanentes”.

A responsável governamental pretende levar a cabo uma reforma, a nível nacional, orientada para a constituição de agrupamentos de corpos de bombeiros, o que possibilitará “uma gestão mais eficiente dos recursos”.

Esta sessão foi aproveitada pelo presidente  da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, para apresentar algumas reivindicações à ministra para os ‘soldados da paz’ do país, que qualificou como “o maior exército de Portugal”.  Uma delas prende-se com “a bonificação da contagem de serviço para a reforma” dos bombeiros voluntários. Outro objectivo é que a Liga seja reconhecido como parceiro social, passando a integrar o Conselho Económico e

DiaBombeiro_VazPintoCondecorado
Vaz Pinto recebe Crachá de Ouro

Social.

No decorrer da cerimónia, que teve como palco a zona ribeirinha de

Portimão, foram atribuídas diversas condecorações a personalidades e instituições que têm contribuído para o engrandecimento dos bombeiros.

Uma das distinções, o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros, foi entregue a Victor Vaz Pinto, o responsável máximo pela Protecção Civil do Algarve. Outro dos distinguidos foi Filipe Pinto, adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários de Portimão, que recebeu uma Menção Honrosa, na categoria de Elemento de Comando.

Em termos individuais, o prémio maior do dia foi para Raulindo Ventura, por ter arriscado a sua vida para salvar um banhista que estava em risco de afogamento na praia de Santana, em Julho do ano passado. Mesmo com a embarcação de socorro da sua corporação inactiva, por se encontrar em reparação, Raulindo Ventura não hesitou e fez-se ao mar, salvando o banhista apenas com a ajuda de uma bóia.

DiaBombeiro_PortimonenseCondecorado
Filipe Pinto distinguido com Menção Honrosa

As cerimónias do Dia do Bombeiro foram o culminar de um fim-de-semana prolongado, no decorrer do qual se realizou a ALGARSAFE’16 – Feira Internacional de Protecção Civil e Socorro de Portimão, que contou com a presença de sete dezenas de entidades públicas e privadas ligadas ao sector.

Foram, igualmente, realizados cursos especializados ao nível da protecção civil. Na sessão de encerramento foi apresentado um sistema de aviso e alerta à população de tsunamis que deverá ser instalado na Praia da Rocha.

Leia também: Desfile comemorativo do Dia do Bombeiro (com vídeo)

DiaBombeiro_BombeiroqueSalvouBanhista

Prémio Bombeiro de Mérito para Raulindo Ventura

 

DiaBombeiro_Formatura
Bombeiros de todo o Algarve e Alentejo marcaram presença

 

DiaBombeiro_MinistraDiscurso
Intervenção da Ministra da Administração Interna

 

DiaBombeiro_MartaSoares
Presidente da Liga dos Bombeiros pede mais apoios ao Governo

 

DiaBombeiro_IsildaCumprimento
A presidente da Câmara de Portimão foi a anfitriã do Dia do Bombeiro

 

Leia também:

Polícia Marítima apreende redes de pesca que davam para ligar Faro a Olhão

Detidos por traficarem droga junto a escolas

Subscreva a nossa Newsletter 



(Visited 610 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.