Regional

Construção de cemitério para animais arranca até ao fim do ano

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A Câmara de Lagos vai avançar com o lançamento de concurso da empreitada de construção de um cemitério para animais, que vem na sequência da proposta votada em 2015 no âmbito do Orçamento Participativo.

O cemitério será implantado na Rua do Bairro da Abrótea, em terreno municipal, contando numa 1.ª fase, com 60 unidades de inumação aeróbia (“gavetões”), com dimensões diferenciadas para animais de grande, médio e pequeno porte.

O custo estimado para a obra é de 40 mil euros e a Câmara prevê que obra seja iniciada até ao final do corrente ano.

Esta novidade surgiu no decorrer das cerimónias comemorativas do Dia Mundial do Animal, que é assinalado a 4 de Outubro, mas que, em Lagos, foi pretexto para uma série de iniciativas que se desenvolveram ao longo de vários dias.

O programa arrancou a 2 de Outubro, com uma “Cãominhada” que aconteceu lado a lado com a Marcha do Coração, exposições e demonstrações de actividades com cães. No dia 4, a Câmara de Lagos promoveu, no Centro Cultural , um Seminário sobre os Direitos dos Animais, que contou com vários convidados, destacando-se o deputado do PAN – Partido das Pessoas, Animais e Natureza.

André Silva defendeu, na ocasião, a extensão da protecção jurídica atribuída aos animais domésticos a outros animais como forma de travar os maus tratos a animais registados no país.

O seminário contou ainda com intervenções de Joana Sousa (Zoo de Lagos: Papel dos zoos na conservação das espécies), de João Rodrigo Pinto (Casa da Buba: Cão de Água Português – nadador/salvador), do Subcomissário Tiago Jacinto (PSP: Crimes contra animais, inseridos no Código Penal) e do Comissário Regional da Delegação de Faro do PAN Paulo Batista (PAN: Direito moral dos animais de companhia).

Também presente na iniciativa, a vereadora Sara Coelho relembrou os projectos e acções que o Município tem desenvolvido, a este nível.  A vereadora destacou, entre outras, as intervenções levadas a cabo no Canil Municipal de Lagos, equipamento que está licenciado, desde 1 de Fevereiro de 2012, como Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Lagos e tem, actualmente, capacidade para albergar 42 cães e 7 gatos.

 

Os dias 8 e 9 de Outubro encerraram o programa preparado pela autarquia para assinalar, de forma mais visível, o Dia Mundial do Animal em Lagos. Foram cerca de 1.200 os visitantes que, com esta parceria estabelecida entre o Município, o Zoo de Lagos e a ONDA, tiveram a oportunidade de conhecer (ou voltar a visitar), a um preço muito reduzido, este parque temático e, com o valor pago por cada bilhete, contribuir para ajudar os animais, uma vez que da receita angariada com os ingressos, parte (aproximadamente 1.200 euros) reverterá e será doada pelo Zoo de Lagos para a Associação Animais de Rua.

 

 

Leia também:
Cerimónia de recepção aos professores
Câmara de Albufeira investe 1,5 milhões de euros nas escolas


Subscreva a nossa Newsletter 

(Visited 417 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE