Infante D. Henrique homenageado em Lagos, Vila do Bispo e Aljezur

As Câmaras Municipais de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur, através da Associação de Municípios “Terras do Infante”, levaram a cabo uma série de iniciativas de homenagem ao Infante D. Henrique, na passagem dos 556 anos sobre a sua morte.

Do programa fizeram parte palestras nas escolas, exposições, concertos e visitas guiadas. Um dos destaques maiores foi a cerimónia solene, que teve lugar no passado dia 13, em Lagos, junto à estátua do Infante.

À cermónia solene seguiu-se uma Missa de Sufrágio, na Igreja de Nossa Senhora da Graça (Sagres) e uma homenagem junto ao Padrão de 1960 (Fortaleza de Sagres), terminando com um Concerto, também na Igreja de Nossa Senhora da Graça, com a participação de uma Secção de Militares e a Fanfarra do Comando do Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, bem como de militares do Ponto de Apoio Naval de Portimão.

Na véspera, havia decorrido um passeio em autocarro pelos territórios das Terras do Infante, aberto à participação da população dos três concelhos, com paragem pelos locais mais emblemáticos do património histórico e cultural evocativo do período dos Descobrimentos e do tempo do Infante D. Henrique, patrono da Associação de Municípios.

Guiada por técnicos superiores dos Municípios promotores da iniciativa, a visita permitiu dar a conhecer a riqueza do património deste território, que não se esgota no edificado, mas que está presente nas tradições (designadamente gastronómicas), costumes e crenças que caracterizam e formam a identidade cultural destas comunidades.

Leia também:

Fim de ano com os Xutos & Pontapés em Lagos

(Visited 252 times, 1 visits today)
pub
pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.