Museu de Portimão acolhe a 2ª edição das Jornadas do Arade

pub

Arranca esta Sexta-feira, 10 de Março, a 2ª edição das Jornadas do Arade, cujos trabalhos vão decorrer no Museu de Portimão.

O programa inicia-se com dois cursos, um intitulado «Viver melhor amanhã – Uma introdução ao movimento de transição do Arade», enquanto que o outro consiste numa «Introdução ao dirigismo associativo».

A cerimónia formal de abertura dos trabalhos decorre no Sábado, 11 de Março, pelas 9 horas da manhã, seguida da conferência «Aradismo: Impulso ao desenvolvimento regional?»

«Como rejuvenescer os Centros Urbanos das localidades da Bacia do Arade?» é o tema que vai dar mote à primeira mesa-redonda e que conta com a apresentação de projectos que, a este nível, estão a ser levados a cabo em Lagoa, Silves, Monchique e Portimão.

As temáticas que se seguem, antes da interrupção para o almoço, são «Para quando cidades inteligentes?», com início agendado para as 11H30 e «Que Caminhos para a Saúde do Barlavento Algarvio?» (12H15).

No período da tarde vai falar-se de «A Intervenção da Universidade no Território e na Sociedade Civil: Exemplos de Boas Práticas» (14H00), «As Pescas no Barlavento Algarvio: Como optimizar este recurso económico?» (15H15), «Empreender com Sucesso em Tecnologia: O que falta para o Algarve ser um caso de sucesso?» (16H30) e «Para além do Sol e da Praia… Apostas no Turismo Sustentável para o Desenvolvimento Regional» (17H15).

Pelas 20H00 terá lugar um cocktail de apresentação da Rota do Petisco 2017 e pelas 21h30 inicia-se a Tertúlia Teia D’Ideias, no decorrer da qual se discutirão «Quais os caminhos para o desenvolvimento da Bacia do Arade?».

No Domingo, 12 de Março, o dia começará com uma sessão de comunicações livres (9H00) e, ao longo da manhã, vai falar-se de temas como «O renascer da Agricultura no território da Bacia do Arade» (10H00), «A Exploração de Petróleo e Gás Natural no Algarve: A visão do poder local» (11H30) e «Associação Terras do Infante: Um exemplo de Colaboração Intermunicipal no Algarve» (12H15).

A sessão de encerramento está marcada para as 13h15 e, ao longo da tarde, ainda haverá tempo para a realização de «Um passeio pelas margens da história com o Grupo de Amigos do Museu de Portimão – À descoberta da importância do Arade na evolução das comunidades ribeirinhas», que tem como ponto de partida o Museu de Portimão.

 Leia também:

Veja onde vai estar a PSP com o radar

Subscreva a nossa Newsletter 

(Visited 99 times, 1 visits today)
pub

pub

pub

pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.