Cultura

Feira Medieval de Silves teve 154 mil visitantes

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A XIV Feira Medieval de Silves, que decorreu de 11 a 20 de Agosto, registou a presença de 154 mil visitantes, número superior aos dos anos anteriores.

Pelo segundo ano consecutivo o cortejo que abriu diariamente a Feira contou com a participação de todos os grupos de animação (teatro, música, dança, acampamentos, torneio medieval, animação de rua), convidados, voluntários e participantes na Experiência Medieval, procurando evidenciar as personagens principais relacionadas com o tema “Ibn Ammar, de Poeta a Vizir”. O cortejo contou em média com uma participação de 110 integrantes.

Nesta edição de 2017, refere a entidade organizadora, a Câmara de Silves, em comunicado, “foi feito um reforço considerável no número de grupos de animação (27), que permitiu a realização de mais de 60 actuações diárias, tendo-se ultrapassado as 600 apresentações nos dez dias em que decorreu o evento, excluindo as duas sessões de torneio medieval e o espectáculo no Castelo.”

No que toca ao torneio, o mesmo esgotou em quase todas as sessões, “o que demonstra o interesse dos visitantes do evento por esta animação em particular.”

A autarquia qualifica, ainda, como “grande sucesso” o espetáculo criado para esta edição da Feira Medieval de Silves e levado a cena todas as noites no Castelo. Ligado ao tema “Ibn Ammar, de Poeta a Vizir”, nele foram retratados, através do fogo e da dança, alguns dos episódios mais marcantes da vida do Poeta e Governante. A lotação esgotou todas as noites, tendo os espectadores manifestado o seu apreço pela encenação e pelo trabalho de todos os participantes.

No que à decoração diz respeito, existiu uma inovação, já que pela primeira vez os motivos presentes em bandeiras e festões foram padrões iconográficos inspirados em artefactos arqueológicos encontrados no nosso território, o que valorizou a imagem do evento, apostando na sua diferenciação relativamente a outros eventos de recriação histórica.

Outro dos espaços emblemáticos da Feira Medieval de Silves, o Xilb dos Pequenos, espaço dedicado aos mais novos, teve, pelas contas da edilidade, a participação de 1.081 crianças. Os mais novos puderam participar em jogos tradicionais livres, desenho e pintura, construir mosaico islâmico e olaria, tendo passado momentos muito divertidos e de aprendizagem neste local, situado na Praça Al-Muthamid.

Relativamente à campanha “Reciclagem Feira Medieval”, “uma aposta na consolidação desta festa como um ECOEVENTO, campanha essa que consistiu na troca de resíduos por ingressos para feira e/ou espectáculos”, foi registada a participação 133 munícipe.  Esta campanha permitiu que meia tonelada de resíduos fossem encaminhados para reciclagem, mais concretamente, 461 kg de resíduos recicláveis, dos quais 266 kg de papel/cartão e 195 kg de plástico/metal.

Leia também:

Lagos já tem programa de fim de ano

Raquel Tavares, Deolinda, HMB e Capitão Fausto actuam em Tavira

Ofertas de emprego para o Algarve (1 de Setembro)

(Visited 79 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE