Quatro centenas de bólides clássicos aceleram no Autódromo do Algarve

O Autódromo Internacional do Algarve está a receber, até Domingo, uma das mais importantes provas de automóveis clássicos da Europa, o Algarve Classic Festival.

O evento integra 20 corridas de 12 diferentes categorias e campeonato, tanto nacionais, como internacionais. Ao longo do fim-de-semana aceleram na pista cerca de 400 veículos, envolvendo a competição, pelas contas do responsável máximo do Autódromo, Paulo Pinheiro, “mais de 3 mil pessoas”, entre pilotos e elementos de apoio.

A pista algarvia parece, em alguns momentos, um autêntico “museu vivo”, onde é possível admirar de perto viaturas que muito raramente são vistas em Portugal e que espalharam magia nas pistas durante mais de cinco décadas.

A maior novidade da edição de 2017 é o regresso dos Fórmula 1 até 1966, cujo campeonato traz a Portugal máquinas de construtores que escreveram os primeiros capítulos da história da categoria rainha do automobilismo mundial, como a Brabham, Maserati, Lotus ou Cooper.

Quem aprecia corridas de Sport-Protótipos tem bons motivos para ali se dirigir para acompanhar a corrida do Algarve Sports Cars Pré-1975, onde pontificam “monstros sagrados” da especialidade, como os Lola T70 ou Ford GT40, até aos mais pequenos, mas não menos espectaculares, sport-protótipos até 2-litros das marcas Lola, Chevron, Osella e GRD.

Outra novidade de bastante agrado do público é com certeza o regresso dos Turismos até 1966, cujo campeonato U2TC coloca frente-a-frente os Cortina Lotus, Alfa Romeo GTA e os irrequietos Mini Cooper S.

O responsável máximo da Race Ready, a entidade organizadora, mostra-se satisfeito com a adesão em força de pilotos e máquinas e no que o evento tem para oferecer todos aqueles que se deslocarem este fim-de-semana ao circuito de Portimão. Diogo Ferrão diz que “não há memória de um evento realizado em Portugal com tantos participantes, sendo isto só possível devido ao staff e à infra-estrutura de primeira linha a nível mundial que é o Autódromo Internacional do Algarve. Durante o fim-de-semana haverão corridas para todos os gostos, dos monolugares da F1 pré 66, passando pelos carros de Turismo e GT, aos Sport-Protótipos, num espectáculo que irá cobrir uma grande parte da história do automobilismo desde os anos cinquenta até 1999” .

  Leia também:

Homem detido no Aeroporto de Faro

PSP de radar em punho (Outubro)

Ofertas de emprego para agrupamento de escolas 

(Visited 110 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.