Encontro de Charolas

pub
pub
pub
pub

O Teatro Municipal de Faro recebe, no próximo dia 7 de Janeiro, o 37.º Encontro de Charolas da Cidade de Faro.

Participam os seguintes 12 grupos: Charola da Sociedade Recreativa Bordeirense; Charola Flor de Liz; Charola Aldeia Branca de Estoi; Charola Juvenil de Bordeira; Charola da Casa do Povo da Conceição de Faro; Charola Ossonoba de Estoi; Charola Flor Oriental; Charola Amizade Estoiense; Charola Mocidade União Bordeirense; Charola A Democrata; Charola Juventude União Bordeirense e Charola União Bordeirense.

Cada grupo atua durante 30 minutos, prometendo levar alegria, boa disposição e cantares tradicionais, dando também espaço ao despique e à improvisação. O espectáculo, com duração aproximada de 6 horas, terá início às 14h30 e a entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

As charolas, cuja actuação pública decorre durante os primeiros dias de cada ano, são agrupamentos de homens e mulheres que, acompanhados por instrumentos (acordeão, ferrinhos, saxofone, pandeiretas e castanholas), actuam em festivais de charolas e percorrem as casas dos amigos e os principais estabelecimentos comerciais da sua zona, lançando cantigas e quadras geralmente improvisadas num ambiente de jovialidade e alegria. Uma das figuras mais importantes nos grupos charoleiros é o “começador”, que representa a figura do maestro.

Existem divergências sobre as origens desta cultura popular, mas julga-se ter surgido em 1918, no final da 1ª Guerra Mundial, para saudar com alegria os conterrâneos que regressavam dos campos devastados de Flandres.

Leia também:

Carro a arder na via pública

Dois feridos em acidente na EN 125

Um morto e um ferido em acidente rodoviário

(Visited 68 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.