2017 foi um bom ano para os hoteleiros algarvios
O ano de 2017 foi muito positivo para os hoteleiros algarvios que viram as suas receitas aumentarem cerca de 10% em comparação com o ano anterior.
Segundo dados agora divulgados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos da Região do Algarve (AHETA) também se registou um aumento na taxa de ocupação/quarto, embora de dimensão mais modesta (2%).
Para esse crescimento menos acentuado do que se chegou a prever deverá ter contribuído, de forma determinante, a diminuição registada nos últimos meses do número de britânicos que procuram a região.
Em Dezembro aquele mercado caiu 3,6 pontos percentuais (pp). Do lado contrário, o destaque maior vai para o mercado interno, que subiu +3,2 pp. Também os mercados espanhol, alemão e holandês tiveram um comportamento positivo.
Ao longo deste mês, a taxa de ocupação por quarto nas unidades de alojamento do Algarve foi de 39,9%, o que representa 2,3 pontos percentuais (pp) acima da verificada no período homólogo do ano anterior.
Por zonas geográficas, as maiores subidas ocorreram nas zonas de Tavira (+8,4 pp) e Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago (+6,7 pp). Albufeira, a principal zona turística do Algarve, registou uma subida de 4 pp. As principais descidas ocorreram em Monte Gordo / VRSA (-10,5 pp) e Faro / Olhão (-8 pp).
Por categorias, assinala-se a subida nos aldeamentos e apartamentos turísticos de 3* (+7,7pp) e nos hotéis de 5 estrelas (+7,2 pp).
O volume de vendas aumentou 12,3 por cento durante o mês.
Leia também:
Ofertas de emprego para o Algarve (5 de Janeiro)
Ofertas de emprego para o Algarve (4 de Janeiro)
Instituto Nacional de Estatísticas recruta entrevistadores