Enfermeiros confrontam António Costa com carências nos serviços de urgência

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) do Algarve entregou, esta Sexta-feira, 12 de Janeiro, pessoalmente um documento ao Primeiro-Ministro, à saída da reunião do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro.

O documento intitulado “A Saúde no Algarve precisa…” retrata, resumidamente, as carências de recursos que os dirigentes deste sindicato dizem existir na prestação de cuidados de Saúde na região, em especial nos serviços de urgência. Da parte de António Costa dizem ter apenas recebido a resposta vaga de “vamos ver”.

As questões relacionadas com a Saúde estiveram em grande destaque ao longo da semana, depois de um alegado grupo de enfermeiros ter divulgado um texto no qual é denunciado o que dizem ser um autêntico caos que se vive nas urgências do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA), acompanhado de fotos de utentes em macas.

Uma denúncia que levou o deputado do Bloco de Esquerda João Vasconcelos a dirigir, por escrito, ao Governo um conjunto de questões acerca do funcionamento do serviço de urgências no Hospital Distrital de Faro.

Os responsáveis do Conselho de Administração do CHUA desmentiram que haja caos e vieram garantir que as fotografias em causa não terão sido tiradas nesta altura do ano. Apesar das dificuldades provocadas por alguns picos de afluência, garantem que há uma resposta de qualidade.

Ao mesmo tempo, a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS) anunciava que, no âmbito do Plano de Contingência Sazonal – Inverno de 2018, estava a diligenciar “a abertura de mais 27 camas de internamento na região para fazer face à afluência de doentes, totalizando 49 camas accionadas”. Ao mesmo tempo, refere-se que há um reforço de mais 12 médicos internos de Medicina Geral e Familiar e um de Saúde Pública na região algarvia.

  Leia também:

Funcionário de Câmara detido por suspeitas de corrupção

Como os Bombeiros de Portimão salvaram criança e adulto de dentro de um poço

Ofertas de emprego para hotel

(Visited 117 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.