Cultura

Câmara de Lagoa quer ideias e contributos dos cidadãos para o futuro Museu

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Ao longo do ano, a Câmara de Lagoa vai levar a cabo uma série de iniciativas através das quais pretende receber ideias dos cidadãos para integrar no projecto do futuro Museu do Concelho.

Depois de recolhidos esses contributos vai, então, avançar-se com a instalação do museu no edifício que, durante muitos anos, funcionou como Paços do Concelho. O equipamento deverá ficar concluído no espaço de “dois ou três anos, no máximo”, garantiu o presidente da Câmara na cerimónia comemorativa dos 245 anos da criação do concelho, que teve lugar esta Terça-feira, 16 de Janeiro.

Francisco Martins referiu que não pretende criar “mais um museu estático”, que seja visitado apenas uma vez. O objectivo que tem em mente é criar um museu dinâmico, que tenha sempre motivos para que possa ser visitado, que seja “fonte de conhecimento, investigação e cultura” e que, por outro lado, tenha algo que “mostre porque é que somos diferentes”.

De uma forma geral, será “um museu dedicado à cidadania e aos movimentos sociais”, mas, agora, é preciso pensar em conteúdos e formas de o organizar e tornar apelativo. E é essa discussão que a autarquia quer lançar, através da promoção de vários debates, conferências e fóruns, onde todos possam dar o seu contributo.

O dia que marcou a celebração dos 245 anos da criação do concelho iniciou-se no Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, a cujos alunos foi entregue uma reprodução da Carta Régia de 1773 fundadora do Concelho de Lagoa.

À tarde, a sessão teve por palco o edifício onde vai ser instalado o museu, após, no exterior, se assistir a uma breve actuação da Nova Filarmonia de Lagoa. Para além das intervenções dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, a sessão contou com uma exposição do antropólogo Paulo Lima sobre a vida do Remexido, uma personalidade nascida no concelho de Lagoa e que teve relevância histórica na sua época, em especial na guerra entre absolutistas e liberais.

As comemorações dos 245 anos da criação do Concelho de Lagoa continuam no próximo Sábado, 20 de Janeiro, com uma conferência a ter lugar no Convento de S. José (9H30/17H00) e a actuação de Carlos do Carmo, no Centro de Congressos do Arade, no Parchal (20H30), que será também aproveitada para a apresentação pública dos eventos e projectos âncora a levar a cabo ao longo do ano em Lagoa.

  Leia também:

Ofertas de emprego para o Algarve (16 de Janeiro)

ACRAL disponibiliza oferta de emprego

Ofertas de emprego para o Algarve (15 de Janeiro)

pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE