Albufeira recebe espectáculo do Festival Al-Mutamid

A música que durante séculos inundou bazares, medinas e palácios do Gharb al-Andalus está de regresso ao Auditório Municipal de Albufeira, no próximo dia 17 de Fevereiro, a partir das 21h30, em mais uma edição do Festival Al-Mutamid.

Pioneiro e de características únicas em Portugal, o Festival Al-Mutamid é uma homenagem ao rei poeta Al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Muhammad Ibn Abbad (Al-Mutadid). O Festival é um dos mais antigos da região (realiza-se há 18 anos em várias cidades do Algarve) e conta com a presença de grupos de música árabe-andalusi, música e dança sufi e músicas e danças do Magrebe e Médio Oriente. Albufeira, que integra o circuito há vários anos, recebe nesta edição o grupo Vandalus, um projeto musical que se adentra nas raízes do flamenco, explorando as similitudes entre este e a música do Mediterrâneo oriental.

A guitarra flamenca deriva do alaúde árabe, tornando-se este parentesco evidente ao longo de todo o espetáculo. Todos os elementos mais importantes do flamenco – a guitarra, o cante, o baile e a percussão estão presentes, mas a herança da cultura árabe-andalusi estará exposta com a sua máxima naturalidade. O grupo aporta também ao espetáculo a flauta transversal, e instrumentos não tão comuns neste tipo de música, nomeadamente a flauta baixo,a guitarra acústica de doze cordas e o rabab afegão, predecessor do sarod indiano

Os bilhetes custam € 5,00 e estão à venda na Câmara Municipal no CIAC e Biblioteca Municipal Lídia Jorge, nos dias úteis (9h00-13h00| 14h00-16h00) e no Auditório Municipal no dia do espetáculo (das 19h30 às 21h15).

Leia também:

Ofertas de emprego para o Algarve (6 de Fevereiro)

Polícia Marítima apreende perceves

Ofertas de emprego para a EMARP

(Visited 47 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.