Documentário sobre contrabandistas distinguido

O documentário “A Estrela do Norte”, que estreou em Alcoutim no Festival do Contrabando, foi distinguido com o 1º lugar na categoria documentário no Machicurtas, um festival de curtas-metragens organizado pelo município de Machico e pelo Grupo de Teatro de Machico.

Realizado por Paulo Vinhas Moreira, este é o primeiro documentário de uma série intitulada «Histórias do Contrabando», desenvolvida em parceria com o Município de Alcoutim e o Festival do Contrabando e realizado em Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana.

O projecto tem como base a recolha de memórias ligadas ao tema do contrabando contadas na primeira pessoa. Em cerca de 3 anos  já foram recolhidos cerca de meia centena de testemunhos em suporte audiovisual, de norte a sul da fronteira portuguesa. Foram ouvidos não só contrabandistas de outros tempos, como guardas-fiscais e especialistas sobre o tema, em ambos os lados da raia.

«A Estrela do Norte» tem como protagonista Ildefonso, de 96 anos de idade, natural de Alcoutim. Tal como refere Ildefonso, “era um patrão” lá para os lados de Alcoutim, Algarve, tendo chegado a fazer contrabando em alto mar. 

O episódio pode ser visualizado e partilhado em: https://www.youtube.com/watch?v=KiVE89XmjCY&t=11s

  Leia também:

Prisão preventiva para suspeito de tráfico de droga

Mais violência doméstica no Algarve

Ofertas de emprego para o Algarve (2 de Abril)

(Visited 87 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.