Investimento de 2 milhões de euros de euros na Praia e Ria de Alvor

Vão ser desenvolvidas intervenções de desassoreamento do canal e ria de Alvor e utilização da areia retirada no reforço do cordão dunar na zona nascente da praia de Alvor. A obra vai custar cerca de 2 milhões de euros e é suportada em 85% por financiamento comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – PO SEUR.

O respectivo contrato foi assinado esta Terça-feira, 3 de Abril, no salão nobre da Câmara de Portimão, numa cerimónia que contou com a presença do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.

Segundo referiu, na ocasião, o Director-Geral da nova Agência Portuguesa do Ambente, Nuno Lacasta, a intervenção vai fazer com que a praia fique com mais cerca de 30 metros de areal, repondo-se, assim, os níveis de 1960. Este responsável lembrou que, desde essa altura, por factores naturais e outros relacionados com a intervenção humana houve uma acentuada erosão.

Para contrariar essa tendência, já foram levadas a cabo, no passado, três intervenções do género da que agora vai avançar. Nuno Lacasta defende que a reposição de areias “deve ser feita com alguma regularidade”, até por razões de segurança.

A mesma opinião foi expressa pelo ministro, João Matos Fernandes, uma vez que considera não serem os esporões a solução ideal para resolver este tipo de problema, pelo que o Governo não tenciona avançar com mais nenhum. Já este tipo de intervenções têm vindo a ser realizadas ao longo da costa nacional, tendo-se desenvolvido 47 empreitadas do género, envolvendo um investimento na ordem dos 110 milhões de euros.

A presidente da Câmara, Isilda Gomes, qualificou aquele como “um dia feliz” para Portimão, uma vez que marca o início de um processo há muito reivindicado e que, para além de dar mais área à praia, vai permitir “melhores condições de navegabilidade na Ria der Alvor”.

As obras não irão, no entanto, avançar de imediato. Ainda precisam de visto do Tribunal de Contas, pelo que só deverão estar no terreno depois do Verão, esperando-se que fiquem concluídas antes da época balnear do próximo ano.

No decorrer da cerimónia foi, também, assinado um protocolo, através do qual é atribuída à autarquia portimonense uma verba de 65 mil euros para intervenções que visam reparar alguns dos efeitos dos recentes temporais, nomeadamente a mobilização de areias nas praias da Rocha, Três Castelos, Vau e Alvor e a reparação de passadiços da praia do Alvor.

No total, o Governo contemplou 9 municípios algarvios com verbas para este tipo de intervenções, num investimento global de cerca de 800 mil euros.

  Leia também:

Prisão preventiva para suspeito de tráfico de droga

Mais violência doméstica no Algarve

Ofertas de emprego para o Algarve (2 de Abril)

(Visited 188 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.