RegionalSociedade

“Onda de indignação e protesto” entre os enfermeiros

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A Direcção Regional de Faro do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) refere, em comunicado, que “duas enfermeiras das UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade) de Portimão e Faro foram notificadas para pagamento de danos em viaturas de serviço da Administração Regional de Saúde (ARS)”.

Aquele organismo acrescenta que é exigido às enfermeiras em causa “o pagamento no prazo de dez dias úteis, sob pena de avançar para procedimento disciplinar”, reservando-se a ARS ao direito de “na falta de pagamento voluntário, proceder ao desconto da importância em dívida no seu vencimento mensal”.

Esta atitude por parte da ARS “gerou uma onda de indignação e protesto”, tendo, de imediato, garante o Sindicato, vários enfermeiros e outros profissionais vindo solidarizar-se com as colegas, “subscrevendo cartas de recusa de condução”.

O SEF garante que “não faz parte das funções dos enfermeiros a condução de viaturas, mas ainda assim ao longo dos anos, quer por falta de viaturas, quer por falta de motoristas, os enfermeiros têm assegurado visitas domiciliárias e outras actividades na comunidade a pé, conduzindo viaturas de serviço (muitas vezes sem condições de segurança, higiene e conforto) e até as suas próprias, pagando do seu bolso”.

Em face disso, o Sindicato considera ser “absolutamente incompreensível que venham exigir o pagamento de danos que resultam de acidentes, que só não acontece a quem não conduz”.

O SEP responsabiliza, ainda, a ARS Algarve por “todos os cuidados/actividades à comunidade que sejam desmarcados ou que não tenham qualquer resposta e exige que seja revogada a decisão de pagamento de danos em viaturas por parte dos profissionais e ainda que, de uma vez por todas sejam concretizadas soluções urgentes para os problemas da Saúde no Algarve”.

  Leia também:

Prisão preventiva para suspeito de tráfico de droga

Mais violência doméstica no Algarve

Ofertas de emprego para o Algarve (2 de Abril)

(Visited 129 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE