Lagos prestou homenagem a António Guerreiro Tello

Lagos homenageou a figura de António Guerreiro Tello, através da colocação de um busto do médico num espaço situado perto da  Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos.

O Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado, recordou o papel importante que o homenageado teve no combate ao surto da chamada ‘Gripe Espanhola’ (Gripe A). Na altura, ainda não tinha acabado o curso de Medicina, mas veio para Lagos para socorrer, ajudando o Dr. António Faria e Silva, os seus conterrâneos, “ficando-lhe a população muito agradecida e todos guardando dele uma imagem de alguém que exerceu a medicina de uma forma muito humana”.

Paulo Morgado, também ele médico de profissão, recordou ainda o homenageado como “um profissional muito reconhecido pelos seus pares, muito hábil na auscultação (forma de diagnóstico muito importante numa época em que poucos outros recursos existiam), com uma grande vontade de aprender e de passar a outros o seu conhecimento”.

Também a presidente da Câmara, Joaquina Matos, realçou as virtudes do falecido médico lacobrigense, considerando-o “um herói local”, alguém que permanece, 38 anos após o seu falecimento, na memória não só daqueles que o conheceram, como das gerações seguintes.

Presente na cerimónia e representando a família do homenageado, Raquel D’Orey, bisneta de António Guerreiro Tello, agradeceu emocionada a homenagem feita ao seu bisavô, que foi levada a cabo pela Câmara e Junta de Freguesia, e teve como grande impulsionadora Maria da Saudade, antiga colaboradora de António Guerreiro Tello.

Leia também:

Jovem morre em queda de falésia com mais de 100 metros de altura

Quatro detidos por roubos a estabelecimento comerciais

Detido por roubos a postos de abastecimento de combustíveis

(Visited 377 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.