Deputadas pedem obras em Unidade de Ensino Estruturado

As deputadas do CDS-PP Teresa Caeiro, Ana Rita Bessa e Ilda Araújo Novo querem saber se o Ministério da Educação vai autorizar o financiamento das obras para adequação da Unidade de Ensino Estruturado, ou, “pelo menos, a instalação de um ponto de água com lava-louça, a fim de aquele serviço “poder continuar a desenvolver a autonomia dos jovens e promover a higiene e segurança alimentar na confeção das refeições”.

As duas deputadas dirigiram uma pergunta escrita ao Ministério da Educação no qual referem que esta unidade que apoia alunos com perturbação do espectro do autismo e síndroma de Asperger, bem como outras patologias conta com um total de 95 alunos.

Acontece que, acrescentam, “a sala disponibilizada não estava prevista no momento de requalificação da escola pelo que funciona numa sala normal, que não possui as condições necessárias a este tipo de ensino”.

Os docentes do Ensino Especial, que desenvolvem com estes alunos atividades e tarefas que lhes sirvam de integração para a vida ativa, “tentaram, dentro das suas possibilidades, tornar a sala o mais funcional possível – ao longo dos últimos três anos montaram uma pequena cozinha com alguns eletrodomésticos, onde orientam os alunos a confecionar refeições”.

Acrescenta-se no documento que, “tendo em conta a especificidade das tarefas desenvolvidas (tarefas da vida diária que se ligam com hábitos de higiene), estas atividades necessitam de estruturas específicas, nomeadamente de um ponto de água e de saneamento básico”.

A unidade “não dispõe de casa de banho adaptada às necessidades destes alunos, sendo que os sanitários mais próximos se situam no lado oposto do corredor onde funciona a UEE”.

A agravar a situação está o facto de “a unidade ficar apenas com um docente sempre que algum aluno tenha de ir à casa de banho, uma vez que todos têm de ser acompanhados pelas únicas duas funcionárias afetas à UEE, o que provoca constrangimentos”.

Leia também:

Mais um incêndio em Monchique

Carros são ‘obrigatórios’ para circular no Algarve

Viagens à borla em Portimão

(Visited 105 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.