Cultura

Loulé lança prémio para incentivar a investigação histórico-cultural sobre o concelho

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

O ano de 2019 vai marcar a primeira edição do Prémio Professor Doutor Joaquim Romero Magalhães, iniciativa da Câmara Municipal de Loulé.

Este prémio surge ligado à Revista Al’-’ulya, publicação de investigação científica interdisciplinar e de divulgação cultural, edição da Autarquia, e da qual Joaquim Romero Magalhães tem sido um dos grandes impulsionadores e colaboradores.

Esta iniciativa pretende incrementar a investigação histórica concelhia e distinguir os jovens investigadores que, no futuro e neste contexto, apresentem trabalhos merecedores de destaque sobre o valioso património de Loulé.

Em breve será lançado o regulamento específico para as candidaturas, sabendo-se que o valor do prémio é de 4.000€. A cerimónia de atribuição deste galardão bianual acontecerá no âmbito das comemorações do aniversário da Revista Al’-’ulya, no mês de novembro.

Natural de Loulé, onde nasceu em 1942, Joaquim Antero Romero Magalhães fez a Escola Normal e o Liceu em Faro, licenciando-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1967. Obteve o grau de Doutor, em 1984, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e integrou o corpo docente dessa faculdade: foi nomeado, em 1994, Professor Catedrático e, em 2012, Professor Jubilado.

Durante o seu percurso de docente universitário foi Professor Convidado da École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris (1989 e 1999), da Universidade de São Paulo, Brasil (1991 e 1997), e da Yale University (2003).

Joaquim Romero Magalhães colaborou com a Universidade do Algarve desde os seus primórdios, estendendo posteriormente a sua colaboração a algumas edições do mestrado em História do Algarve, assegurando blocos temáticos da componente escolar desse grau.

Coordenou o volume «Alvorecer da Modernidade», volume III da História de Portugal dirigida por José Mattoso (1993). Publicou recentemente «Vem aí a República! 1906-1910». A sua bibliografia inclui inúmeros trabalhos sobre o Algarve económico, centrando-se especificamente nos séculos XVI, XVII e XVIII.

Entre outros cargos, foi deputado à Assembleia Constituinte da República Portuguesa (1975-1976), secretário de Estado da Orientação Pedagógica dos governos presididos por Mário Soares (1976-1978), presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1985-1989 e 1991-1993) e comissário-geral da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1999-2002).

 

Leia também:

38 empregos para Câmara algarvia

Camião despista-se e carro em cima de carro

GNR apreende 342 quilos de polvo

(Visited 84 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE