Os segredos guardados do edifício do futuro Museu de Lagoa
O edifício que vai acolher o futuro Museu de Lagoa já teve muitas funções. Começou por ser uma ermida, foi usado como prisão e, durante muitos anos, assumiu-se como o centro do poder político autárquico do concelho de Lagoa.
Perdeu essa categoria em janeiro de 2004, quando, a poucos metros de distância, foi inaugurado o novo Edifício dos Paços do Concelho.
Recentemente foi alvo de uma intervenção que incluiu a substituição do telhado, uma pintura das paredes exteriores e diversas reparações. A curto prazo deverá avançar outra empreitada, no sentido de serem criadas as condições para que passe a funcionar como o futuro Museu de Lagoa.
Entretanto, está a ser levada a cabo uma investigação e um levantamento completo sobre a história do edifício.
No decorrer de uma sessão integrada na celebração do 246º aniversário da criação do concelho de Lagoa, a historiadora de arte Ana Pagará fez uma intervenção na qual revelou alguns dos dados recolhidos até agora. Veja o vídeo dessa intervenção:
Leia também: