Vida e obra de João de Deus em destaque

pub

A palestra “Ensino e Pedagogia – A Arte de Ensinar” realiza-se hoje, sexta-feira, 8 de março, a partir das 16h30, na Casa-Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines.

Serão oradores Saúl Neves de Jesus (Vice Reitor da Universidade do Algarve), Carla Vilhena (Universidade do Algarve), Isabel Ruivo (Escola Superior de Educação João de Deus), Francisco Casanueva (Fundação Rosacruz) e Eduardo Berga (Fundação Rosa-Cruz). A iniciativa é aberta ao público em geral.

Esta é uma das várias iniciativas que, ao longo do mês, assinalam 189 anos sobre a data de nascimento do poeta e pedagogo messinense João de Deus.

Parte do programa que destaca o dia de aniversário de João de Deus inclui, também a abertura de uma mostra documental (às 16h00 na Casa-Museu João de Deus – CMJD) intitulada “Comenius e João de Deus – a Arte de Ensinar”.

No sábado, dia 9 de março, pelas 21h30 terá lugar o Concerto D’O Gajo, que é o músico João Morais. Acompanhado da sua viola campaniça e com participação especial do ator José Anjos (que lerá poemas de João de Deus, ele mesmo um exímio tocador de viola), trará ao Auditório Francisco Vargas Mogo (Caixa de Crédito Agricola de SB Messines) as sonoridades do seu novo disco “As 4 Estações d’O GAJO”; nome inspirado numa das obras de maior referência da música clássica (“Le Quattro stagioni” – Antonio Vivaldi – 1723).

Outro grande momento destas comemorações acontecerá no dia 28 de março, com um concerto do António Manuel Ribeiro e do vocalista dos Xutos de Pontapés, Tim. Mais uma vez, o Auditório Francisco Vargas Mogo terá entrada livre, para todos os que quiserem assistir a esta atuação, com início marcado para as 21h30.

Ao longo destes dias o poeta e pedagogo será homenageado com iniciativas desportivas, musicais e artísticas, sendo também colocadas diversas placas toponímicas e memoriais nas freguesias de SB Messines, Silves, Tunes e Pêra, permitindo que a população do concelho e os visitantes acedam a informações sobre a sua vida e obra, através da introdução de um código QR.

 

 Leia também:

Mortes na via férrea

Quatro ofertas de emprego para escolas

GNR apreende 3 toneladas de berbigão

(Visited 91 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub