Cultura

Silves restaura pelourinho

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A Divisão de Cultura, Turismo e Património da Câmara Municipal de Silves levou a cabo trabalhos de intervenção de conservação e restauro no pelourinho da cidade que se pode encontrar na praça do município.

Os trabalhos que decorreram de 4 de fevereiro a 27 de março contemplaram a intervenção neste monumento, classificado de Interesse Público desde 1933, e que é um símbolo da municipalidade e independência de outras terras vizinhas, incidiu no tratamento e minimização de diversas patologias e danos decorrentes da exposição à ação ambiental e antrópica, nomeadamente contaminação biológica, sujidades superficiais, manchas de diversas origens, descoloração e oxidação dos elementos metálicos.

O monumento é composto por dois materiais distintos, pedra e metal requerendo duas intervenções diferenciadas. No que se refere aos materiais pétreos (arenito vermelho, ou grés de Silves, e calcário), os procedimentos desenvolvidos incidiram na desinfestação através da aplicação de biocida, limpeza mecânica e química (com recurso a escovas, bisturis e solução de limpeza), remoção pontual de barramento e juntas dissonantes (com auxílio de bisturi e escopro), consolidação do suporte recorrendo a agente químico aplicado por meio de trincha, preenchimentos de lacunas com argamassa e, no final, aplicação preventiva de biocida. No caso do metal (ferro) o tratamento consistiu na remoção e conversão dos produtos de alteração e proteção com resina acrílica e cera microcristalina.

Leia também:

Portimão recebe programa da RTP

A Universidade do Algarve está a contratar

Investimento de quase 900 mil euros em mercado

 

(Visited 73 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE