Portimão acolhe quase 4 mil ginastas de todo o país

pub
pub
pub
pub

Portimão acolhe, desde ontem e até este domingo, 30 de junho, a Festa Nacional da Ginástica, que este ano junta cerca de quatro mil ginastas de todas as idades e dos quatro cantos de Portugal, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

O certame arrancou, na noite desta sexta-feira, com um desfile dos participantes pelas ruas da cidade.

Ao longo do fim de semana são vários os momentos altos, com destaque para o PortugalGym, a Batalha dos Campeões, a Gala Prof. Henrique Reis Pinto e o espetáculo “Odus”.

No que diz respeito ao PortugalGym, trata-se de um evento não competitivo que envolve participantes dos 6 aos 80 e tal anos na disciplina GpT – Ginástica para Todos.

Os intervenientes têm oportunidade de fazer demonstrações públicas em espaços emblemáticos da cidade, como são a Praça 1º de Maio, a Alameda da República e o espaço situado junto à antiga lota, localizada na zona ribeirinha de Portimão, nos quais foram montadas três tendas de grandes dimensões. As atuações decorrem em simultâneo este sábado, 29 de junho (das 9H00 às 12h30 e das 17h00 às 19h30) e no domingo (das 9h30 às 12h00). Em ambos os dias também haverá apresentações no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, entre as 9h30 e as 12h00.

Quanto à Batalha dos Campeões, decorre este sábado no Portimão Arena,  entre as 14h00 às 16h00 e inclui as seguintes disciplinas competitivas: acrobática, aeróbica, rítmica, artística, teamgym, trampolim, tumbling e duplo mini-trampolim, com a participação de ginastas de elite.

À noite, a partir das 21h30, o Portimão Arena recebe a Gala Prof. Henrique Reis Pinto, que homenageia uma figura de referência do desporto nacional, na qual participam as 13 classes que obtiveram a menção “ouro”, no Gym for Life de Portugal. As apresentações são intercaladas com exercícios de acrobática, aeróbica, ginástica rítmica, ginástica artística, teamgym, trampolim, tumbling e duplo mini-trampolim. 

Por fim, das 16h00 às 17h30 de domingo efetua-se no mesmo equipamento municipal o espetáculo “Odus”, a única apresentação pública em território nacional da participação lusa na Gymnaestrada 2019, com 970 participantes dos 1100 que integrarão a delegação que irá à Áustria, que este ano será o país anfitrião de um dos maiores festivais gímnicos do mundo.

Em termos globais, a Festa Nacional da Ginástica 2019 participam nesta edição um total de 3930 participantes em representação de 78 clubes de norte a sul do país.

 

LEIA TAMBÉM:

Festival da Sardinha vai mudar de espaço

A EMARP está a contratar

O que vai acontecer no Algarve

(Visited 198 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub