Drone é nova arma de combate a incêndios dos Bombeiros de Portimão

pub

Os Bombeiros de Portimão passaram a ter uma nova ‘arma’ de combate a incêndios florestais. Trata-se de um drone que tem câmara térmica incorporada, a qual permite identificar os pontos mais quentes e críticos das áreas nas quais o fogo esteja a desenvolver-se.

No decorrer de uma apresentação do dispositivo que a corporação tem à sua disposição, o comandante Richard Marques referiu que o drone já teve uma intervenção muito útil num incêndio registado este ano em Monchique. Mas aquela ‘máquina’ pode, igualmente, ser utilizada noutras ações, como, por exemplo, na busca de pessoas desaparecidas, o que também já aconteceu.

Outra das novidades deste ano é a criação de uma brigada de rescaldo que vai trabalhar apenas em ações de consolidação. É composta por 10 elementos e uma máquina e a sua função é, sobretudo durante a noite, garantir que nas áreas que já foram ardidas e que se encontram em fase de rescaldo o fogo não volta a surgir.

É que, referiu o comandante, esses espaços “estão pré-aquecidos, pelo que os reacendimentos que aí surjam são geralmente muito graves.”

Tal como aconteceu no ano passado, os Bombeiros de Portimão continuam a ter uma equipa avançada instalada na Sra. do Verde, a qual “garante que reduzimos em 10 minutos a chegada a qualquer ignição registada na área de maior risco do concelho.”

Nos dias em que for declarado o estado de alerta também é, de imediato, colocada uma máquina de rasto no Rasmalho, o que “reduz em cerca de 60 minutos a sua chegada ao local de incêndio.”

Em resumo, garantiu a presidente da Câmara, Isilda Gomes, “tudo está a ser feito com a maior envolvência e rigor” para prevenir o que é possível e para, se for caso disso, atacar incêndios que surjam o mais rapidamente possível, o que aumenta as probabilidades de o extinguir no seu início.

A apresentação destes meios teve lugar na segunda-feira, 1 de julho, dia em que, oficialmente, se inicia o período crítico de incêndios florestais, que se estende até 30 de setembro.

 

 

LEIA TAMBÉM:

O que vai acontecer no Algarve

Festival da Sardinha vai mudar de espaço

O que vai acontecer em Lagos

 

(Visited 322 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub