Conferência sobre o Museu de Lagoa

pub
pub
pub
pub

No passado dia 28 de setembro, o Auditório Carlos do Carmo acolheu mais uma conferência no âmbito do MuCid – Museu da Cidadania e dos Movimentos Sociais. Desta vez a temática assente foi a “História Oral e Movimentos Sociais”, ministrada pela Professora Doutora Maria Luísa Tiago de Oliveira, historiadora e docente do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. 

A sessão foi aberta pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lagoa, Ana Martins, que apresentou o MuCid como um projeto impulsionador e criador de laços e conhecimento dos direitos e deveres cívicos e políticos e dos movimentos sociais, bem como da história de um concelho fundando em 1773.

O coordenador do MuCid, Paulo Lima, partilhou, de forma breve, as principais linhas de trabalho deste projeto que será instalado fisicamente nos antigos Paços do Concelho de Lagoa, assim como a conferencista.

Luísa Tiago de Oliveira, especialista em História oral e em movimentos sociais na Época Contemporânea, nesta conferência incidiu especialmente sobre três pontos, que considerou como pontos chave: as aceções do termo da história oral, exemplos da sua importância e a contribuição desta para a historiografia.

A conferencista finalizou referindo que, nos dias de hoje, todos nós escrevemos e comunicamos muito mais, mas novos e diferentes desafios se levantam não só no percurso de uma investigação científica como também na criação literária, pois é difícil organizar e preservar toda a informação digital, já que vivemos numa sociedade em que tudo é célere e onde quase toda a informação tem suportes não físicos.

Até ao final de 2019 vão ainda realizar-se duas conferências MuCid. No dia 19 de outubro, na Biblioteca Municipal, com o Professor Doutor Manuel Loff, historiador e professor na Universidade do Porto que irá falar sobre “A Revolução Portuguesa de 1974-76: uma revolução diferente”, e no dia 30 de novembro, no Convento de São José, com o Doutor Pedro Félix, Coordenador da Equipa Instaladora do Arquivo Nacional de Som que irá falar sobre o “Arquivo Nacional de Som. Como lá chegar?”.

Esta conferência foi integrada no 6.º Festival Internacional da Guitarra de Lagoa, que teve como tema “A Guitarra e a Literatura”.

 

LEIA TAMBÉM:

Duas ofertas de emprego público

Mulheres feridas em despiste

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 105 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub