Brincar é preciso

O Município de Lagoa organizou a conferência “Brincar é Preciso!”. Estiveram presentes 290 participantes, entre os quais educadores/as, professores/as, psicólogos/as, terapeutas da fala, auxiliares de educação e famílias.

A conferência realizou-se no âmbito do Projeto “Escola Aprender+: Ambientes Educadores Inovadores” e resultou de duas apresentações ministradas pela psicóloga Tânia Paias e pelo Professor Catedrático Carlos Neto, investigador na Faculdade de Motricidade Humana.

Na primeira apresentação – “O Brincar, as relações e as emoções”, a Dr.ª Tânia Paias abordou o brincar como sendo a tarefa mais preciosa que as crianças realizam. Brincar como o espaço onde se cria, se recria, se encetam tramas e onde se arranjam soluções. Ainda nesta apresentação, refletiu-se sobre a importância de brincar ao ar livre na promoção do sentido de si, do conhecimento da natureza, da livre exploração e da partilha de ambientes recriadores.

A conferencista levou também à reflexão do risco do uso dos dispositivos eletrónicos que transportam as crianças para realidades distantes, parcas em relações e que não permitem desenvolver competências como: saber esperar, tolerar a frustração, criatividade, tão necessárias para a vida em sociedade e para relações saudáveis, prevenindo a violência.

Num segundo momento, a apresentação ministrada pelo Professor Doutor Carlos Neto – “A importância dos espaços exteriores escolares na formação da cidadania e de pequenos pesquisadores”, que transmitiu que “uma criança que não brinca de forma regular e sem constrangimentos em espaço e tempo não é uma criança saudável e que os estudos demonstram que existe uma relação muito relevante entre brincar e ser feliz na infância e o sucesso na vida adulta”.

Acrescentou ainda que “brincar e ser ativo na infância permite desenvolver a capacidade de adaptação, de resiliência e criativa necessárias para se ser feliz, empreendedor e ter sucesso na adolescência e na vida adulta”.

 

LEIA TAMBÉM:

Duas ofertas de emprego público

Mulheres feridas em despiste

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 98 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub