Museu «Casa da Cidadania» de Lagoa deverá ser inaugurado no início de 2021
O segundo dia dos Encontros Internacionais da Política e da Imagem de Lagoa teve como tema em destaque o projeto de musealização do edifício dos antigos Paços do Concelho.
O antropólogo Paulo Lima deixou algumas pistas sobre as valências que a futura Casa da Cidadania vai ter. O responsável por este processo revelou que a antiga sala das sessões voltará a funcionar, sendo o ponto central do imóvel.
Um dos núcleos a instalar acolherá as diversos símbolos que ilustram a história administrativa de Lagoa, como o primeiro estandarte e faixas da vereação, pinturas do século XIX e XX e muita documentação.
Num outro espaço será exibida documentação e equipamentos que dão a conhecer as infraestruturas que foram sendo criadas, ao longo dos anos.
Um terceiro núcleo mostra, a partir de dois ou três objetos, o que é o concelho, atualmente.
No museu também se mostrará a importância da Fatacil e a transição de Lagoa de concelho eminentemente agrícola para um território onde, em termos económicos, é o turismo que mais ordena.
Em declarações ao Algarve Marafado, à margem do evento, o presidente da Câmara, Luís Encarnação, referiu que o seu objetivo é concluir todo este projeto ao longo do ano, de forma a que seja possível inaugurar a Casa da Cidadania no início do próximo ano.
«Caminhos para um diálogo político e religioso» em destaque
Do programa desta sexta-feira dos Encontros Internacionais da Política e da Imagem de Lagoa, destaque para a Mesa redonda «Caminhos para um diálogo político e religioso».
Com início marcado para as 17 horas, no Convento de S. José, e com moderação da vice-presidente da Câmara, Anabela Simão, participam neste encontro: Valter Vinagre (fotógrafo); Imã Mamadu Balodjaló (Comunidade Muçulmana); Padre Nuno Coelho (Igreja Católica); Padre Paul Luckman (Igreja Anglicana) e o Pastor Karl Lorenz (Igreja Luterana).
O programa completo do dia é a seguinte:
09h00: Abertura das exposições de fotografia.
Locais: Convento de São José / Centro Cultural de Lagoa; Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Luz; antigos Paços do Concelho de Lagoa.
15h00-16h00: Presença nas diversas exposições de fotografia dos autores dos projetos fotográficos.
16h00: Conferência Pensamento e Ofuscamento. Programa para uma vida mais luminosa, por Mário Santiago de Carvalho, Filósofo e Professor Catedrático de Filosofia da Universidade de Coimbra.
Local: Convento de São José / Centro Cultural de Lagoa.
17h00: Mesa redonda: Caminhos para um diálogo político e religioso.
Local: Convento de São José / Centro Cultural de Lagoa.
21h30 | Ciclo de cinema dedicado ao realizador Sérgio Tréfaut com a projeção dos filmes Waiting for Paradise (2010) e a A cidade dos mortos (2009).
Local: Auditório do Convento de São José / Centro Cultural de Lagoa.
Leia também:
Estas ruas de Portimão e Alvor vão ser arranjadas
Veja onde vai estar a PSP com o radar
Três ofertas de emprego no Algarve