Cultura

Ensemble de Flautas de Loulé celebra 25 anos de atividade

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O Ensemble de Flautas de Loulé celebra este ano o seu 25º aniversário, com um concerto que terá lugar no próximo dia 8 de fevereiro, pelas 19h00, na Igreja Matriz de Loulé.

Neste concerto, o público terá oportunidade de ouvir o Ensemble em peças orquestrais do período barroco tardio, em arranjos para consort e orquestra de flautas, de conhecidos compositores como A. Corelli, G.P. Telemann, Boismortier, entre outros.

Contará ainda com a presença da banda escolar da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, sob a direção do professor Pedro Branco, que se junta como convidada neste evento especial. 

O Ensemble de Flautas de Loulé é um agrupamento apoiado exclusivamente pela Câmara Municipal de Loulé, formado por alunos de flauta de bisel do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e da Escola de Música Artistas de Minerva e encontra-se sob a direção da professora Ana Figueiras, desde 2015.

Foi constituído em dezembro de 1994 por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado, e tem-se apresentado regularmente em audições escolares e concertos, nas igrejas do concelho de Loulé e noutros espaços culturais.

Participou também no concerto de alunos do I Encontro de Consorts de Flautas de Loulé, em março 2008, e em momentos musicais integrados no Festival MED, desde 2008 até 2019, bem como no Festival Clássica em Cacela, 2009.

Tem-se apresentado, ainda, em concerto em diversas zonas do país e Espanha, marcando presença no Convento dos Remédios em Évora, na Igreja de San Alberto em Sevilha e no Conservatório Profissional de Música Cristobal de Morales.

Realizou, em 2016, um concerto conjunto com o cantor Sérgio Godinho, no Cineteatro Louletano. Gravou até ao momento três CDs, com peças da Idade Média ao século XX, com apoio da Câmara Municipal de Loulé, e tem participado em todas as edições do Encontro de Música Antiga, que anualmente se realiza neste concelho.

A revista americana “American Recorder “ e a revista inglesa “The Recorder Magazine”, revistas especializadas em flauta de bisel, publicaram respetivamente em janeiro e março de 2003, artigos sobre a participação do Ensemble no IV Encontro de Música Antiga de Loulé.

Leia também:

Estas ruas de Portimão e Alvor vão ser arranjadas

Veja onde vai estar a PSP com o radar

Três ofertas de emprego no Algarve

(Visited 121 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE