Cultura

Câmara de Lagoa inaugura a plataforma digital da Casa da Cidadania

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A Câmara de Lagoa, no âmbito do projeto Casa da Cidadania, criou a plataforma digital casadacidadania.pt, que começou hoje, dia 25 de abril, a estar disponível para consulta.

Com este ato, refere a autarquia em comunicado, “o Município de Lagoa associa a Casa da Cidadania a uma data fundamental na criação do Portugal Democrático e do Poder Local, esteios deste projeto em implantação, assim como à elevação de Lagoa a cidade, sem esquecer os 200 anos que passam sobre a Constituição de 1820”.

Para além de “divulgar o projeto de museografia, de cidadania e de cultura política em implantação em Lagoa, com esta plataforma pretende-se partilhar a História dos Movimentos Sociais no Sul de Portugal”.

Participam neste projeto historiadores e antropólogos, que em articulação com os técnicos da Autarquia, têm vindo a reunir informação sobre História Cultural da Política desde a fundação do Concelho de Lagoa, em 1773, aos dias de hoje, cruzando a política local com a política regional e nacional.

A Casa da Cidadania será instalada no edifício dos antigos Paços do Concelho, obra de 1860 que aproveitou parte da estrutura da extinta ermida de N.ª Sr.ª de ao Pé da Cruz, construída no último quartel do séc. XVII e que após o terramoto de 1755 chegou a servir de matriz de Lagoa.

A autarquia adianta, ainda, que “esta plataforma digital é um trabalho em curso, que em articulação com a página no Facebook, se irá constantemente enriquecendo com informação”.

Em janeiro passado, no âmbito deste projeto, realizaram-se os Política&Imagem – encontros internacionais da Política e da Imagem, que contaram com a presença e o apoio da ministra da Cultura, Graça Fonseca.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Ponto de situação no concelho de Lagoa

Covid-19: Mais dois casos no concelho de Olhão

10 ofertas de emprego público

(Visited 88 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE