Cultura

Obras de restauro do portal principal da Ermida de Santo António do Alto

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O portal principal da Ermida de Santo António do Alto está a ser alvo de trabalhos de restauro por parte da equipa de conservação e restauro da Câmara de Faro.

A autarquia informa que a intervenção tem como principal objetivo a limpeza e tratamento da cantaria em pedra e a remoção das excessivas camadas de cal que sobrepõem o elemento que encima o portal, tendo em conta que a espessura de centenas de caiações efetuadas ao longo dos anos nos motivos de argamassa escondem a volumetria original dos elementos, a sua cor original (ocre) e o estado de degradação do suporte.

Já no ano passado, a Ermida de Santo António do Alto tinha recebido obras de conservação e restauro, que compreenderam a recuperação de fachadas, do pátio interior e da emblemática torre e miradouro, de onde se pode usufruir de uma vista privilegiada para a Ria Formosa e para todo o concelho de Faro.

A Ermida de Santo António do Alto, um dos mais carismáticos monumentos da cidade de Faro, remonta à segunda metade do século XV, sendo um dos mais antigos templos da cidade. Património da autarquia, este monumento sofreu importantes transformações no século XVIII da responsabilidade do famoso arquiteto Diogo Tavares e do entalhador Manuel Martins, tendo recebido a visita real no século XIX e acolhido, no século XX, o Museu Antonino.

Além de um importante património de cariz religioso, este é também um ponto de interesse cultural e turístico cada vez mais destacado na cidade e na região. Nesse sentido, o Município de Faro e a Direção Regional de Cultura do Algarve celebraram um protocolo, em junho de 2019, com vista à colaboração na organização da oferta de serviços culturais e turísticos associados à dinamização daquele espaço. 

LEIA TAMBÉM:

Buscas por jovem que desapareceu no mar ao tentar salvar um banhista

11 ofertas de emprego

Covid-19: Mais dois casos no Algarve

(Visited 36 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE